Os casos de dengue têm assustado os brasileiros e desencadeado uma corrida às farmácias em busca de repelentes e proteção. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), sob o comando da socióloga Nísia Trindade, a doença já matou 113 pessoas só neste ano. Outras 438 mortes ocorridas desde 1º de janeiro estão sob investigação.
O painel de monitoramento de arboviroses do MS confirmou 653.656 casos da doença. Essa realidade tem deixado profissionais de saúde sobrecarregados e a população preocupada, considerando mais de 321,9 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os dados foram atualizados pela Agência Brasil nesta segunda-feira, 19.
Saiba quais os Estados com mais casos de dengue
Atualmente, o Distrito Federal e Minas Gerais lideram os casos, com quase 3 mil e mais de 1 mil, respectivamente. Em seguida, aparecem o Acre, Paraná e Goiás.
Leia também: “Epidemia de dengue no Brasil é destaque em jornal francês”
Porém, em número de casos absolutos, ou seja, considerando o total desde o início do surto, Minas Gerais está em primeiro lugar, com mais de 218 mil infectados pela dengue. Logo após, encontram-se São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro, nesta ordem.
De acordo com os dados oficiais do governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva, 55% dos infectados são mulheres, enquanto os homens registram 45% da doença.
As pessoas entre 30 e 39 anos estão entre os mais infectados, seguidas pelo grupo de 40 a 49 anos e, em terceiro lugar, o grupo de 50 a 59 anos.
Morte suspeita de dengue hemorrágica é investigada
Uma morte suspeita de dengue hemorrágica está sendo investigada no município de São Francisco de Itabapoana, no norte Fluminense. A mulher, de 61 anos, morreu uma semana depois de dar entrada no hospital, na cidade de Campos dos Goytacazes