O Primeiro Comando da Capital (PCC) determinou que as torcidas organizadas dos times paulistas parem de brigar dentro e fora dos estádios. De acordo com a facção criminosa, o descumprimento da ordem resultará em “graves consequências”. Os grupos firmaram o acordo na terça-feira 14.
Uma fonte do Ministério Público que acompanha as ações do PCC disse a Oeste que os “salves” da facção criminosa, como são conhecidas as advertências, se tornaram comuns. Isso ocorre principalmente na Baixada Santista, onde os torcedores preparam emboscadas para os rivais.
As principais torcidas organizadas da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Santos Futebol Clube, por exemplo, emitiram uma nota nesta quarta-feira, 15, informando que não vão tolerar atos de violência no Estado.
“A diretoria da Torcida Jovem do Santos vem informar a todos os associados que, a partir de hoje, está proibido qualquer ato de violência contra qualquer torcida organizada no Estado de São Paulo”, comunicaram os santistas.
A Mancha Verde, do Palmeiras, seguiu na mesma linha. “Não aceitaremos o envolvimento de nossos associados em brigas ou quaisquer atos de violência”, comunicou. “A Mancha nasceu para restabelecer o respeito à torcida do Palmeiras. E esse objetivo alcançamos há muito tempo.”
A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista, e a Independente, do São Paulo, não se manifestaram até o momento.
Corintianos versus palmeirenses
A ordem do PCC ocorre na esteira do recente conflito entre corintianos e palmeirenses. Na madrugada de quinta-feira 9 para sexta-feira 10, os integrantes de torcidas organizadas dos clubes entraram em confronto nas Avenidas das Juntas Provisórias e do Estado, no Ipiranga, em São Paulo.
O conflito teve início com uma emboscada da Mancha Verde a dois ônibus de torcidas organizadas do Corinthians. Primeiro, os palmeirenses apedrejaram o veículo corintiano, que acabou destruído. Vários homens sofreram ferimentos, em razão de ataques com pedras e barras de ferro. Por fim, os integrantes da Mancha Verde celebraram a “vitória” com fogos de artifício e roubaram os instrumentos musicais da Gaviões da Fiel.
https://twitter.com/ritmodetorcida/status/1623917063730503681
Torcidas de Barbeiras e de Fiasco na Grama são as mais repugnantes dentre as repugnantes. Vivem atacando as outras, normalmente através de emboscadas como convém a um bom covarde. Dê uma busca, veja o histórico… Curioso que exatamente as duas ilustrem a reportagem. Talvez porque em ambas se encontre o maior contingente de marginais. Agora, o PCC cuida da segurança… esperem pelo pior.
Gostei já que o estado não tem autoridade, mas poderia mandar esses bandidos assaltantes parar de ficar assaltando e matando o povo na ruas, muitas vezes por um mero celular.
Srs brasileiros, estarei montando uma empresa para produçao de VASELINA SABORIZADA, assim voces poderao levar no …………….. com mais facilidade, FAÇAM O “”L”” e sigam felizes. Aviso importante, procurem fazer estoque porque a coisa ainda nao começou. Temos embalagens de ate 20 litros de vaselina sabor morango, pinga, lagosta e vinho tinto certificado.
Nada mais justo, se têm um BANDIDO mandando na Nação, porquê não poderia ter bandido mandando nas torcidas paulistas. Segue o novo padrão Brasil.
Bandida manda, povo obedece! A que ponto o Brasil chegou! FAZ O L!
Fazendo o que era dever do Estado! Uma vergonha.
Quer dizer que antes a violência era tolerada? Antes podia? Só agora com a ordem da chefia não pode mais? A verdade é que torcidas organizadas são extensões do crime organizado, há anos eles promovem vandalismo e violência mas ninguém é preso, não são considerados antidemocráticos, apenas idosos e cidadãos de verde e amarelo são ameaças. Piada!
Nenhuma novidade. Há anos que o poder público e a grande mídia são ‘cúmplices’ dessas organizações criminosas instaladas no futebol e também no carnaval. Foram várias ocorrências violentas praticadas, inclusive assassinatos, por esse bando de vagabundos sem que os ‘otoridades’ determinassem a extinção real e definitiva dessas agremiações de fachada, sempre glamourizadas por jornalistas e emissoras de televisão. Tudo nesse país é uma grande hipocrisia.
Vergonha, onde o estado não resolve, o crime impõe suas regras
É uma vergonha,mas surpresa zero.Todo mundo sabe sobre a ligação dessas organizadas com o PCC.A intimidade é tanta que “trabalharam” arduamente para a eleição do descondenado.
Agora quem manda nas ruas são eles ?
Estou curioso em saber quais são estas “graves consequências.
No Brasil o ditado o poste urina no cachorro é real.
Mas agora vão obedecer a quem realmente manda.
É o PCC tomando o lugar do Estado.