Parece história de pescador e é mesmo. Em Bertioga, no litoral de São Paulo, um homem fisgou um peixe de aproximadamente 180 quilos e 1,70 metro de altura. Foram 50 minutos de “batalha”.
O peixe de quase 180 quilos é da espécie cherne (Epinephelus niveatus). O pescador encontrou o animal na região de Ilhabela, no litoral norte paulista, a cerca de 40 milhas da costa.
Leia também: “Pescadores flagram tubarão sendo engolido por garoupa nos EUA”
O responsável pela façanha é Marcelo Lopes Rodrigues, de 33 anos de idade. Ele e um amigo começaram a navegar por volta das 14 horas de domingo 25. Pouco tempo depois, a dupla identificou um peixe preso no anzol.
“Percebi que era algo muito pesado, porque não estava vindo fácil”, disse Marcelo ao portal G1. “O cherne abocanhou o peixe, que eu pesquei, e ficou preso também.”
A batalha do pescador com o peixe de 180 quilos
O pescador disse que a demora para vencer a “batalha” se deve ao fato de o animal ser forte. “É um peixe muito brigador, que precisa de muita força”, contou. “Eu e meu amigo revezamos para conseguir colocá-lo no barco. E não foi fácil.”
Marcelo explicou que o peixe saiu de 100 metros de profundidade e veio para a superfície. A pressão do ar teria feito o animal chegar morto à embarcação.
Leia mais: “Peixe é encontrado em profundidade recorde no Japão”
“Tentamos reanimá-lo, mas já estava sem vida”, disse. “Estou muito feliz por ver ele tão perto, mas triste, porque eu preferia que ele ficasse vivo, no fundo do mar.”
A dupla de pescadores confirmou as medidas do animal depois da aventura: o peixe pesava quase 180 quilos e tinha 1,70 metro de altura.
Eles doaram o peixe a moradores da cidade. “Vamos limpá-lo e, com os pescadores da cidade, distribuí-lo para as famílias”, contou.
Leia também: “Maior peixe do mundo é encontrado morto em Vitória”