O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino. Ele está em cuidados paliativos exclusivos, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa, e o ex-jogador receberá apenas medidas de conforto. O objetivo é aliviar a dor e a falta de ar. No início deste ano, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do craque.
Os médicos aplicam cuidados paliativos aos pacientes com doenças ou condições progressivas. As medidas dependem essencialmente dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico.
Internado desde terça-feira 29, em razão de uma infecção respiratória, Pelé manteve os tratamentos com antibióticos. Ele continuará internado nos próximos dias, segundo boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Inicialmente, o ex-atleta foi ao hospital para fazer uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon identificado em setembro de 2021. Mas os médicos identificaram uma infecção respiratória no craque e resolveram interná-lo. De lá para cá, “a resposta tem sido adequada, e o paciente, que segue em quarto comum, está estável, com melhora geral no estado de saúde”.
Kely Nascimento, filha de Pelé, tentou tranquilizar os fãs. “A mídia está surtando novamente, e quero vir aqui abafar um pouquinho”, escreveu, nas redes sociais, ao agradecer o carinho dos brasileiros. “Meu pai está internado, regulando o medicamento. Não tem surpresa nem emergência.”
Com todo o respeito, antes do jogo final da @CopaQatar, já tendo ele ido ou não, Pelé merece um minuto de silêncio em sinal de reconhecimento pela grandeza do seu futebol.
É óbvio que ninguém vive para sempre, porém
Edson Arantes do Nascimento, já é um ser Eternizado por natureza.
Sua partida causará enorme comoção, tal como foi com Ayrton Senna.
Igual Pelé em sua genialidade nos campos, podem esquecer.
Nosso grande Pelé Deus lhe proteja!
Deus te cuide Pelé.
“Vocês vão ver como é/ Didi, Garrincha e Pelé/|dando seu baile de bola./Quando eles pegam no couro/o nosso escrete de ouro/mostra o que é nossa escola.”
(“Frevo do Bi” – Selo Philips – junho’62- Jackson do Pandeiro)
Quimioterapia nessa idade avançada mais estraga fígado e outros órgãos do que salva… Será que ainda não perceberam?
O amigo é médico? Tem experiência clínica com idosos e quimioterapia? ou acompanha periódicos especializados?
Pq senão irmão, alivia. Instituição e equipes padrão ouro.
Obrigado Pelé.
Pelé está com 82 anos, eu sei disso porque durante a copa da Suécia (1958) ele estava com 18 anos, então é só fazer as contas. Cumpriu muito bem a sua missão por aqui mas por essas notícias, infelizmente não são alentadoras.
O único que disse que o brasileiro não sabe votar. Um grande guerreiro, muita sorte.
Deus, em sua grande misericórdia, trará lucidez a sua mente e com certeza irá contemplar a bondade de Deus. Amém