O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira, 28, cinco alertas climáticos. São quatro de chuvas intensas e um de acumulado de chuva. Os avisos atingem quatro das cinco regiões do Brasil. Todos vão até a manhã deste feriado de Sexta-feira Santa, 29.
Dos alertas da vez, apenas um aparece na cor laranja. Ele representa risco de ventania que pode chegar a até 100 km/h, além de volume de chuva de 100 mm.
Saiba mais: “Previsão do tempo: alertas de chuvas intensas atingem 4 regiões do Brasil”
Além de toda a Região Sul, apenas outros três Estados escapam dos avisos de hoje do Inmet em relação às chuvas: Acre e Amapá, no Norte; e Maranhão, no Nordeste.
Alerta laranja indica “perigo” para grande volume de chuvas
O primeiro aviso, na cor laranja, indica “perigo”. O clima sob esse alerta pode causar problemas de infraestrutura em razão de as chuvas possuírem um caráter mais intenso. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Na Região Norte, o alerta abrange apenas o Estado de Rondônia e o sudoeste do Tocantins. Já no Centro-Oeste, as chuvas mais volumosas atingem Mato Grosso e Goiás. O mesmo aviso ainda pega partes de Minas Gerais, sobretudo o Triângulo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Alertas amarelos de temporal e acumulado de chuvas
No Sudeste, a chuva, que deve acumular até 50 milímetros por dia, pode ocorrer no Rio de Janeiro, em Minas Gerais (sul, sudeste e centro-leste) e no sul do Espírito Santo. No Estado de São Paulo, a previsão do temporal abrange o Vale do Paraíba, todo o litoral e parte da região metropolitana da capital paulista.
O segundo aviso de chuvas intensas, também na cor amarela, apresenta ventos de até 60 km/h, além do volume de 50 mm/dia de chuva. As áreas afetadas são sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. O alerta ainda se espalha por parte do Sudeste, sobretudo no noroeste paulista e a porção sul do Triângulo Mineiro.
Confira: “Alerta de chuvas intensas no Norte e Nordeste do Brasil”
A Região Norte também pode ter chuvas mais intensas nos Estados do Amazonas, centro-sul do Pará e uma faixa que cruza o norte ao sul do Tocantins. Na Região Nordeste, o temporal abrange Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Fortaleza, Alagoas, Sergipe. Na Bahia, o temporal atinge boa parte da faixa litorânea, o extremo noroeste e faixas no norte.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste