O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira, 2, um alerta laranja para a Região Sul do Brasil, em que classifica o grau de severidade como “perigo”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o órgão, das 09h29 às 22h, o norte do Rio Grande do Sul, todo o Estado de Santa Catarina e o norte do Paraná devem ter chuvas (entre 50 mm/dia e 100 mm/dia), ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e queda de granizo. Há, ainda, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Instruções do Inmet
De acordo com o Inmet, em caso de enfrentamento dos possíveis problemas, como as rajadas de ventos, a população não deve procurar abrigo debaixo de árvores. Isso se deve pois há risco de queda e de descargas elétricas (raios atingirem o ser vivo).
Leia também: “120 dias da tragédia”, reportagem de Tauany Cattan publicada na Edição 235 da Revista Oeste
O órgão ainda diz para os cidadãos evitarem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, como outdoors. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, informa o Inmet. Para obtenção de informações adicionais, é possível ligar para a Defesa Civil (199) a para o Corpo de Bombeiros (193).
Confira as áreas da Região Sul sob o alerta laranja
- Serrana,
- Oeste Catarinense,
- Vale do Itajaí,
- Noroeste Rio-grandense,
- Grande Florianópolis,
- Metropolitana de Curitiba,
- Sudoeste Paranaense,
- Nordeste Rio-grandense,
- Sudeste Paranaense,
- Norte Catarinense,
- Sul Catarinense,
- Centro-Sul Paranaense,
- Oeste Paranaense,
- Metropolitana de Porto Alegre,
- Centro Oriental Paranaense.
Leia mais: “Lula chamuscado queima a imagem do Brasil”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 232 da Revista Oeste