Um levantamento divulgado nesta quarta-feira, 24, pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que apenas 5,9% dos brasileiros sabem o que é o arcabouço fiscal, projeto do governo federal aprovado na terça-feira 23 na Câmara dos Deputados por 372 a 108.
Do total de entrevistados, 76,9% disseram que não conhecem e nem sequer ouviram falar sobre o tema. Outros 17,2% conhecem apenas de ouvir falar sobre a nova regra fiscal elaborada pelo Ministério da Fazenda, que substituirá o teto de gastos. O texto limita o aumento de despesas em 70% em relação à arrecadação do ano anterior e prevê que as despesas só podem aumentar 2,5% acima da inflação, independentemente da arrecadação.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 21 de maio com 2 mil eleitores em 164 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal do país. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.
Para os 23,1% dos entrevistados que pelo menos já ouviram falar sobre o arcabouço fiscal, o Paraná Pesquisas perguntou se essas pessoas sabiam o que era o projeto. A maioria — 13,7% — respondeu que “não”. As demais, em respostas espontâneas, disseram que era uma “reforma fiscal”, estava “relacionado ao teto de gastos”, era uma “legislação tributária”, “projeto que vai ajudar na economia”, a “aumentar a fiscalização”, “reduzir taxas de juros”, “reduzir inflação”.
Veja as respostas espontâneas e os porcentuais:
Pesquisa também ouviu sobre taxa de juros
A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a taxa básica de juros da economia, de 13,75% ao ano. Para 31,3% das pessoas, a taxa é um “grande problema” para a economia e para 46,2%, é um problema. Do total, 8,6% não consideram a Selic um problema e 13,9% não souberam ou não responderam.
Para 71%, a situação financeira irá melhorar com a redução da taxa de juros; 19,3% acham que irá permanecer como está; para 3,2%, a situação irá piorar, e 6,5% não responderam.
Só sei de uma coisa, se o governo gostou da aprovação é porque é ruim para população. Não precisa ser muito sábio para chegar a esta conclusão.
A pressa de fazer um programa, pois, tomaram posse sem o necessário, ficou uma explicação sem pé nem cabeça, para um plano de aumentar gastos sem o devido início, sem a origem, sem o devido “o dinheiro sai do”….
Hadad tem o amor do chefe. E incompetente tanto quanto. Nenhum devia estar onde está. Aliás a quadrilha toda devia estar na cadeia.
Com o teto de gastos, só tinha uma explicação: O Governo não pode gastar mais do que recebe.
No Arcabouço é o oposto : O governo está liberado para gastar o que não tem. E quem vai pagar por isso é a população brasileira.
É mole ou quer mais ?
Aqueles que não sabem o que é arcabouço fiscal saberão quando a m-e-r-d-a chegar. Quando chegar, ela vai feder no nariz dos brasileiros e de quem estiver no poder, porque esse partido não vai durar mais que quatro anos no poder, TALVEZ MENOS!
Mas fizeram o L.
Fácil, poderiam explicar, simplificado, buraco, poço, abismo,… calabouço, modo de torturarem enganarem e espoliarem os contribuintes, arrecadarem muito com total liberdade para grandes gastanças, farras e desperdícios.
É muita ignorância
O arcabouso fiscal do Satanás é mais ou menos assim, se em 2022 o desgoverno arrecadar 100 bilhões. Esse mesmo vai repassar para seus cupinxa 70 bilhões, 30 bilhões tem que ser investido na Lei Ruanet pra não ficar parecendo que esse é um governo do faz de contas. Facin facin entender. Só não entende quem tem duas enormes e vive muando na panacéia dos hipócritas.
Vamos falar a verdade, 77% dos brasileiros não entende nada de nada.
Verdade seja dita: nem o próprio poste da fazenda sabe onde se meteu. Chama Dilma para explicar esse abacaxi.
E bom nem saber do que se trata. Prefiro ver a reação do mercado que entende muito mais do que eu. O que vem dessa laia, não presta, mesmo que tenha sido feitas muitas modificações e que ainda vai ter que se sujeitar a uma nova revisão bem detalhada, sabendo que apenas foi aprovado o texto-base.
Eh, Banânia… Será que estamos diante de uma espécie ainda não descrita na antropologia, o 𝘗𝘺𝘵𝘩𝘦𝘤𝘢𝘯𝘵𝘳𝘰𝘱𝘶𝘴 𝘣𝘢𝘯𝘢𝘯𝘦𝘯𝘴𝘪𝘴? Acordem, manés! A extinção vai pegar vosmecês…
Se esse povo não sabe o que é, nem deveria ter título de eleitor!
Elege essa cambada, do discurso fácil, pai dos pobres, e leva de brinde a carreta furacao, junto com tudo o mais que onera o trabalhador.
E agora José?
A festa acabou, a luz se apagou e a picanha nunca chegou!