A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra um grupo que realizava tráfico de pessoas em Governador Valadares, Minas Gerais, com destino aos Estados Unidos. De acordo com as investigações, o esquema criminosos enviou ilegalmente para o exterior 327 brasileiros, incluindo 101 menores. A Justiça Federal de Minas Gerais ordenou o bloqueio de R$ 35 milhões dos acusados.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão — dois preventivos e quatro temporários — expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares. As ordens judiciais seguiram para as cidades de Frei Inocêncio, Sapucaia de Guanhães, Central de Minas, Jampruca e Governador Valadares.
PF diz que grupo fazia esquema de ‘cai-cai’ no tráfico de pessoas
Segundo a PF, um grupo promovia a emigração ilícita de brasileiros para os EUA com a intenção de obter vantagem econômica. Os criminosos utilizavam um esquema conhecido como “cai-cai”, no qual famílias inteiras, às vezes fictícias, se entregam às autoridades norte-americanas para dificultar a deportação.
+ Governo Biden já deportou mais de 700 mil imigrantes em 12 meses
Os imigrantes eram enviados por rotas que passavam pelo México e enfrentavam os perigos do deserto e ações de criminosos.
Os envolvidos responderão na Justiça por promoção de migração ilegal, inclusive de crianças, e associação criminosa. A pena pegar chegar a 14 anos de prisão.
Leia também: “PF resgata imigrantes africanos em condições precárias em navio no RJ“