A Polícia Federal (PF) afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não incluiu o nome do jornalista Oswaldo Eustáquio na lista de foragidos da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo o coordenador-geral de Cooperação Policial Internacional da PF, Fábio Mertens, a Interpol não faz inserções na lista de foragidos pessoas que pediram refúgio ou asilo político a outros países.
De acordo com a emissora CNN Brasil, o jornalista foi para a Espanha. Depois, seguiu para Londres, na Inglaterra, onde solicitou o refúgio.
Filha de Oswaldo Eustáquio tem contas bloqueadas por Moraes
Enquanto a Interpol não faz a inclusão, Moraes determinou o bloqueio de duas contas bancárias de Mariana Eustáquio, filha de 15 anos do jornalista.
Na decisão, Moraes diz que afastou excepcionalmente as “garantias individuais” da adolescente. De acordo com o ministro, as contas “não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.
Leia também: “Grupo pede à Interpol para não incluir Oswaldo Eustáquio em lista de procurados”
A jovem não é investigada nos inquéritos do STF. Contudo, a PF revelou que ela estaria enviando dinheiro para o pai.
Na última segunda-feira, 4, Mariana publicou um vídeo no Instagram. Na publicação, ela diz que Moraes tirou seu direito de “ter uma vida normal”.
Leia mais: “Moraes manda PF incluir nome de Eustáquio na lista vermelha da Interpol”
“No Brasil de Alexandre de Moraes, as crianças e adolescentes já estão sendo criminalizadas”, afirmou Mariana. “Essa decisão reforça o meu desejo de ser advogada e juíza para ressignificar toda maldade e perseguição sobre a minha família.”
Leia também: “Filha do jornalista Oswaldo Eustáquio tem contas bloqueadas por Moraes”
Nos falta palavras para classificar o absurdo que o judiciária fez contra esse jornalista , por tabela a toda sua família a ponto de cortar seu meios de subsistência, uma vergonha para estado brasileiro que pinta de bom moço nomeia um ministro dos direitos humanos nefro só pra lacrar e viram as costas para milhares de presos políticos mantidos sem direito a defesa e sem crime.Lástima
Se Flávio Dino entrar no STF, sentiremos saudades de quando o AM era o mais autoritário.
A direita dorme no ponto, mais uma vez. Já passou da hora de se fazer um documentário sobre a perseguição desse jornalista e traduzir para no mínimo 10 línguas, para que todos saibam o que está acontecendo aqui no Brasil. Fazer campanha nas mídias sociais para impulsionar isso. A esquerda avança, a direita dorme.
Concordo. Um dos maiores defeitos da direita e que foi também um grande erro do governo Bolsonaro foi a comunicação muito mal feita. A esquerda nesse ponto estão anos-luz na nossa frente, são bem mais organizados e estruturados no marketing e comunicação.