Um piloto morreu, nesta quinta-feira, 14, depois da queda de uma avião na zona rural de São Sebastião do Passé, interior da Bahia.
O piloto, Jairo Souza, conduzia a aeronave para dois empresários da região, quando o acidente aconteceu em um trecho da BR-110.
O avião, de modelo Seneca PT-REY, voava em baixa altitude quando atingiu uma árvore e caiu, pegando fogo. A cena foi descrita por Edson, um trabalhador rural que acompanhou de perto o acidente.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Ele bateu na árvore e, depois, no chão, já pegando fogo”, disse Edson. “Tentamos ajudá-lo, chegamos próximo, mas o fogo estava muito alto.”
De acordo com a TV Sudoeste, o avião teria saído de Caruaru, em Pernambuco. O piloto tinha parada programada em São Sebastião do Passé, onde aconteceu a queda, para abastecer. O destino final era Guanambi, no sudoeste da Bahia.

A prefeitura comunicou o portal Metrópoles que, por causa das condições climáticas adversas, aguarda mais informações dos órgãos envolvidos. “A prefeitura se coloca à disposição dos órgãos competentes para prestar toda a assistência necessária”, diz a nota. “E solidariza-se com a família da vítima neste momento difícil.”
O corpo do piloto agora segue para o Instituto Médico-Legal (IML) na cidade de Santo Amaro-BA.
Piloto do avião era filho do fundador do Aeroclube de Caruaru
Morador da cidade no bairro Alto do Moura, Jairo era filho do fundador do Aeroclube de Caruaru, Jaime de Souza. Ele tinha perdido o pai, que também era piloto, no ano de 2015.
A investigação será conduzida pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II).
O órgão possui vínculo com o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Leia mais: “Frente fria e tempestades vão afetar a Região Sul nos próximos dias; veja a previsão”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro