O governo de São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira, 22, o envio de mais 300 policiais militares para as cidades afetadas pelas chuvas. Esse efetivo vai se somar a outros 162 e ajudar no resgate de vítimas, mas também coibir saques, que já teriam sido registrados contra caminhões de donativos.
Neste momento, mais de 300 policiais militares estão a caminho do Litoral Norte de São Paulo, com o objetivo de auxiliar nas buscas e coibir saques na região. pic.twitter.com/ZLok27aQmg
— Governo de S. Paulo (@governosp) February 22, 2023
Parte do efetivo foi para o litoral ainda na terça-feira e o restante segue entre esta quarta e quinta-feira. O governador Tarcísio de Freitas ainda está despachando de São Sebastião, cidade mais afetada pelas chuvas. Entre sábado e domingo, choveu 683 milímetros, mais de duas vezes a média de chuvas de fevereiro, que é de 300 milímetros.
Justiça autoriza retirada compulsória de moradores
O governo também anunciou nesta quarta-feira que obteve uma liminar da Justiça de Caraguatatuba para retirar compulsoriamente pessoas que resistam a deixar as residências com risco de desabamento.
De acordo com o governador, a ação foi sugerida para que a Justiça permita “em último caso, a remoção contra a vontade das pessoas”. “Obrigar é muito complicado, então, vamos vir com assistência social tentando convencer a pessoa a sair.”
Segundo ele, a medida atende a pedido de pessoas cujos familiares, especialmente idosos, se recusam a sair de áreas condenadas. “Vamos usar todos os argumentos, mostrar o risco, acolher, proteger o patrimônio e, em último caso, a gente vai fazer a remoção compulsória”, explicou o governador de São Paulo.
Com o excesso de chuvas, a terra dos morros se liquefez, e ainda há muitos casos em que a lama ameaça ruir sobre as casas e outras construções.
Segundo dados do governo, 48 pessoas morreram em decorrência dos deslizamentos e pelo menos 30 seguem desaparecidas. Em todos os municípios foi declarada situação de emergência.
Relacionadas
Depois que o Nine autorizou a garotada a roubar celulares, ele vai autorizar os saques também ?
Bala na cabeça destes saqueadores e o STF fica quietinho