O cabo da Polícia Militar (PM) José Silveira dos Santos, do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep), foi assassinado durante um patrulhamento, nesta quarta-feira, 7. O crime ocorreu no bairro Jardim São Manoel, em Santos (SP).
De acordo com a Polícia Civil, um dos criminosos que atiraram em Silveira pulou do 4° andar de um prédio e morreu. No episódio, um sargento da PM foi baleado na cabeça e está em tratamento no Hospital da Santa Casa.
Leia também: “PM é assassinado a tiros durante briga no Piauí“
Por volta das 13 horas, a PM comunicou, em nota, a morte do cabo Silveira. A corporação classificou a ação como “ataque covarde de criminosos”. O policial levou um tiro na lateral do abdômen e não resistiu aos ferimentos. Ele é o terceiro policial morto na Baixada Santista em 12 dias.
A Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu os dois criminosos. Um deles morreu no local, e o outro foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Santos.
Com profundo pesar, a Polícia Militar comunica a morte do Cabo PM Silveira, do 2⁰ BAEP, vítima do ataque covarde de criminosos nesta quarta-feira (7), em Santos/SP. Estendemos nossas condolências e reforçamos nosso apoio à família, amigos e à comunidade policial-militar. pic.twitter.com/I8qm3e1Qd1
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 7, 2024
Soldado da Rota é assassinado a tiros em São Paulo
A morte de Silveira entra para uma sequência recente de assassinatos de policiais. Durante uma operação militar, o soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo foi morto a tiros, na segunda-feira 2, em São Paulo.
É o segundo soldado da Rota morto em apenas seis meses. Em julho de 2023, bandidos assassinaram o soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, durante uma ação no Guarujá.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com a morte dos policiais, uma nova fase da Operação Escudo começou na Baixada Santista. As ações na região tem como objetivo localizar e prender os envolvidos pela morte dos policiais. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, sete pessoas morreram em confrontos com a polícia.
Leia também: “O PCC montou um bunker no Guarujá”, entrevista com Tarcísio de Freitas publicada na Edição 179 da Revista Oeste
Enquanto bandido continuar sendo tratado como um bebê coitado que passa frio ou fome dentro dos tribunais isso não vai mudar. Mais boa parte da Sociedade hipócrita que acha que bandido mata apenas policiais logo saberá que a realidade é bem outra. Basta apenas uma oportunidade.
Meus sentimentos de profundo pesar a todos os Policiais, a sociedade de bem e seus familiares – os que mais sofrem.
Quem foram os FDP que “gostaram” da notícia?
Isso é guerra, tem de varrer esses criminosos do mapa e os que os protegem tb
Divulguem o numero de soldados assassinados. Isto não seria um policidio?
Tristeza.