A Polícia Civil de Goiás realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, a Megaoperação Deméter. Nela, diversas medidas judiciais foram cumpridas contra uma quadrilha que mirava produtores rurais nas cidades de Rio Verde, Morrinhos, Goiânia, Santo Antônio da Barra, Montividiu e nos Estados Unidos.
Foram executados 18 mandados de busca e apreensão, seis mandados de prisão (com dois investigados ainda foragidos), o sequestro de 468 veículos, duas aeronaves, sete imóveis e o bloqueio de contas bancárias que somam até R$ 19 bilhões.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em junho, a cidade de Rio Verde foi palco de rumores que envolviam um corretor de grãos acusado de aplicar um grande “golpe” em produtores locais antes de fugir do país. O primeiro registro de crime ocorreu em 20 de junho. De lá para cá, a Polícia Civil já identificou 13 vítimas, com prejuízos estimados em cerca de R$ 40 milhões.
As investigações indicaram a atuação de uma organização criminosa especializada em crimes como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e estelionato, entre outros. O nome da operação, Deméter, faz referência à deusa grega da agricultura, colheita, fertilidade da terra e ciclos das estações.
Leia mais:
Número de pedidos de recuperação judicial de produtores rurais triplica
O número de produtores rurais brasileiros que solicitaram recuperação judicial no segundo trimestre de 2024 aumentou mais de três vezes, em comparação ao mesmo período de 2023. O setor de soja lidera essa estatística. Segundo dados fornecidos pela Serasa Experian, o total de pedidos subiu de 34 para 121, sendo 53 deles oriundos de produtores de soja.
Marcelo Pimenta, chefe de agronegócios da Serasa Experian, destacou que o cenário reflete a combinação de juros elevados, queda nos preços das commodities e custos de produção mais altos, o que prejudicou financeiramente os agricultores já endividados.
“O aumento dos juros, o preço ameno das commodities e os custos mais altos para a produção impactaram de forma negativa aqueles que já estavam comprometidos financeiramente”, disse Pimenta à Bloomberg. Ele também explicou que, embora alguns produtores de municípios específicos enfrentem maiores dificuldades para equilibrar as contas, o problema não é generalizado em todo o setor.
Leia também: “A salvação na lavoura”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 238 da Revista Oeste