A Polícia Militar paulista encontrou mais uma parte do material radioativo furtado no último domingo, 30, em São Paulo. Neste sábado, 6, os agentes descobriram um balde fechado e uma blindagem em uma loja de baterias no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista. Os agentes de segurança acionaram o Corpo de Bombeiros para irem ao local.
Material radioativo encontrado e encaminhado para análise
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou à emissora de TV CNN Brasil que a blindagem estava desmontada e a coluna, que continha o material radioativo (68Ge), não estava no local. A corporação levou o material para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, para análises detalhadas.
Na sexta-feira 5, um balde aberto foi encontrado em um desmanche de veículos no bairro São Mateus, também na zona leste paulistana. Ao todo, cinco embalagens com material radioativo foram alvo do furto. A outra parte da carga ainda está desaparecida.
O 49º Distrito Policial de São Paulo investiga o crime. Os investigadores realizam diligências para identificar os responsáveis e recuperar toda a carga.
A CNEN informou que o material radioativo furtado “se enquadra na categoria quatro. Isso representa risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os ladrões furtaram o carro que continha o material no bairro paulistano Parque São Rafael. Ao estacionar o veículo na rua, o funcionário da empresa de transporte de equipamentos médicos descumpriu normas de segurança do CNEN, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O material roubado é uma fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga), fabricada pela empresa de medicina Eckert & Ziegler. A coleta dos produtos ocorreu no Rio de Janeiro. Eles seriam entregues em Curitiba (PR) e Blumenau (SC).