Moradores de diversas áreas do bairro Morro Toca dos Corvos, em Cruzeiro do Sul (RS), no Vale do Taquari, tiveram de deixar suas casas com urgência na madrugada desta sexta-feira, 24. A ordem partiu da Defesa Civil do Estado, que constatou o grande risco de deslizamentos de terra na região.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O órgão se baseou em uma vistoria e um relatório elaborado pelo Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma). Ele é composto de membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da própria Defesa Civil, do Ministério Público, da Universidade do Vale do Taquari e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resposta das equipes de emergência
Equipes da Defesa Civil estiveram no local para coordenar a evacuação dos moradores, com o apoio da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Secretaria do Meio Ambiente.
Recentemente, Cruzeiro do Sul foi severamente afetado por uma enchente histórica, que destruiu totalmente vários bairros. O município, que possui 11,6 mil habitantes, registrou 12 mortes e sete desaparecidos. Em 2023, a cidade havia enfrentado enchentes em duas ocasiões, nos meses de setembro e novembro.
Medidas preventivas adotadas
Antes do alerta de evacuação, na quarta-feira (23), a prefeitura já havia anunciado que realizava estudos para investigar a causa de fissuras emergentes no solo e em estruturas no Morro e na área central da cidade. Os estudos envolvem a perfuração do solo até uma profundidade de 10 metros ou até que se atinja a rocha, de onde são coletadas amostras para análise.
Adicionalmente, serão instalados piezômetros, dispositivos utilizados para medir a pressão estática ou a compressibilidade dos líquidos, com o intuito de monitorar as variações no nível da água na região. Isso é crucial, pois a saturação do solo e o nível de umidade são elementos chave para a ocorrência de deslizamentos.