O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi checado no Twitter/X após a notícia de que o mandatário petista impôs sigilo a 1,3 milhão de pedidos de informação, sob a justificativa de conter dados pessoais. Os internautas lembraram a promessa de campanha do petista, que afirmava que iria fazer justamente o contrário se eleito.
No dia 26 de setembro de 2022, o então candidato Lula escreveu no Twitter/X sobre o assunto. “No primeiro dia de governo nós vamos fazer um decreto para acabar com o sigilo de 100 anos”, prometeu. “O povo deve ver o que estão escondendo.”
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na contramão da promessa
Um ano e meio depois, já eleito presidente da República, Lula vai na contramão de sua promessa e impõe sigilo de 100 anos sobre documentos solicitados.
Leia também: “Lula impõe sigilo de 100 anos a mais de 1,3 pedidos de informação”
Entre as informações negadas, a gestão petista colocou em sigilo centenário a agenda da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a lista dos militares do Batalhão de Guarda Presidencial que estavam de plantão durante as manifestações populares de 8 de janeiro, conforme publicação do Estado de S. Paulo.
De acordo com a checagem feita pelo Twitter/X, estes dois pontos sensíveis ao governo petista são alguns exemplos em que a afirmação de Lula, feita em passado recente, de que “o povo deve ver o que estão escondendo”, não estaria mais valendo.
Mais do que Bolsonaro
O governo Lula negou em 2023 sete pedidos de informação a mais do que os 1.332 negados pelo governo Bolsonaro em 2022.
Por determinação do governo Lula, a Controladoria-Geral da União (CGU) revisou os sigilos impostos pelo governo Bolsonaro e identificou “252 casos de sigilo aplicados indevidamente”.
Em janeiro de 2023, o governo tornou públicas as visitas recebidas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada. No entanto, agora, o governo mantém em segredo as visitas recebidas pela atual primeira-dama, Janja, tanto na residência oficial quanto no Palácio do Planalto.
Os orgãos como a CGU, $TF, PF, T$E e por aí vai, sempre dando pauladas no Chico, mas o Francisco não leva nenhuma. Viva a “democracia relativa”.
Nada de novo. Mente, mente mente, mente, mente…
A HIPOCRISIA É MESMO A MARCA REGISTRADA DE PESSOAS SEM NENHUM OBJETIVO, SENÃO “TOMAR O PODER”!
surpresa zero
Canalhas não tem palavra e nem honra.
Dois pesos e duas medidas !
A Mentira é a única coisa que consegue ser comprovada nas promessas do Molusco.
Nada do que prometeu está acontecendo.
Coisas de presidementes!
Mentiroso contumaz