Cronograma inicial da prova previa encerramento para esta sexta-feira; participantes relataram problemas para finalizar preenchimento de formulários
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta sexta-feira, que o prazo para a inscrição de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado até às 23h59 do dia 27 de maio. Logo em seguida, o site do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) confirmou a informação.
Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial.
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) May 22, 2020
O Inep afirmou que a mudança ocorreu depois de uma reunião da instituição com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na manhã de hoje. “O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”, informava nota expedida pela entidade.
Nesta quinta-feira, o Consead havia pedido que as inscrições fossem prorrogadas até junho.
Até meio-dia desta sexta-feira, mais de 5,1 milhões de alunos já estavam inscritos para fazer o exame, sendo cerca de 5 milhões para a versão impressa e aproximadamente 100 mil para a digital, de acordo com o Inep.
O Enem seria realizado em novembro, mas foi adiado e ainda não tem nova data definida. Uma enquete deve ser realizada com os inscritos em breve para que os dias de realização do teste sejam definidos.