O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu às 14 horas desta segunda-feira, 7, alerta vermelho, que representa grande perigo de problemas climáticos, para parte do Centro-Oeste.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
No aviso, o Inmet, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, destaca que grande perigo será o grau de severidade até as 17 horas de hoje. O alerta se dá em virtude da baixa umidade relativa do ar — nas áreas em vermelho (mapa abaixo), ela está abaixo de 12%.
Ao reforçar os riscos potenciais que tal condição climática adversa pode provocar, a equipe do instituto de meteorologia informa que os problemas podem afetar o agronegócio e a saúde humana.
“Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)”, informa o Inmet.
A equipe do órgão avisa que o alerta vermelho por causa da baixa umidade relativa do ar se dá para o Distrito Federal, além de áreas de Goiás e de Mato Grosso. Ao todo, 184 municípios estão inseridos no aviso. Pelo lado goiano, as áreas afetadas são, sobretudo, a central, o oeste e o noroeste. No lado mato-grossense, o alerta abrange o leste e parte do nordeste.
As duas capitais inseridas na mancha do alerta vermelho, Brasília e Goiânia, têm tempo claro na tarde desta segunda-feira, sem previsão de chuva. Para hoje, ambas registram máximas de 34ºC.
Instruções para a população do Centro-Oeste diante do alerta vermelho
Em decorrência do alerta vermelho para parte do Centro-Oeste, a equipe do Inmet apresenta seis instruções para quem estiver na Região:
- beber bastante líquido;
- não realizar atividades físicas (são nocivas em tal tempo seco);
- evitar se expor ao sol nas horas mais quentes do dia;
- usar hidratante para pele;
- umidificar o ambiente; e
- evitar bebidas diuréticas (café e álcool).
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício no site da Revista Oeste