O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas climáticos em sua previsão do tempo desta sexta-feira, 25. Há avisos relacionados a possíveis problemas em decorrência de fenômenos como geada, declínio de temperatura, onda de calor e baixa umidade relativa do ar.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Na parte de geada, o Inmet tem ativo dois sinais de alerta amarelo, o que representa perigo potencial, para duas áreas do Rio Grande do Sul: a porção sul (na fronteira do Brasil com o Uruguai) e a região serrana. Em ambos os casos, os avisos valem até as 8 horas desta sexta.
Leia mais:
A geada pode, conforme o Inmet, provocar perda de plantações. Ou seja, pode afetar a produção agrícola local. Além disso, o frio de 3ºC é outro problema que pode ser encarado pela população — e eventuais rebanhos — dessas partes do Rio Grande do Sul.
Além de geada: alertas de declínio de temperatura
Fora a geada, o Sul do país também deve ficar atento ao declínio de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Inmet, essa situação deve permanecer até as 10 horas de sábado 26. O alerta vale para todo o Rio Grande do Sul, a íntegra de Santa Catarina e o sul e o leste do Paraná.
Há, nesse sentido, alertas de declínio de temperatura para o Sudeste brasileiro. O primeiro, a saber, abrange o Vale do Ribeira (SP), todo o litoral sul paulista e parte do litoral norte — Bertioga e São Sebastião — e tem validade até as 10 de sábado. O outro terá, contudo, menor tempo de duração — até as 23h59 de hoje — e abrange a porção oeste da região metropolitana de São Paulo, o litoral norte paulista, o Vale do Paraíba e a metade leste fluminense.
Leia também: “Chuva de granizo deixa camada de gelo em Santa Catarina”
O Inmet ressalta que alertas de cor amarela de declínio de temperatura significam diminuição dos termômetros entre 3ºC e 5ºC. O que, de acordo com o órgão, pode representar “leve risco à saúde”.
Onda de calor e baixa umidade na previsão do tempo
A sexta-feira e o fim de semana não serão apenas de alertas de geada e declínio de temperaturas. A previsão do tempo do Inmet conta, por exemplo, com dois diferentes avisos sobre ondas de calor.
Na faixa que abrange todo o Centro-Oeste, Tocantins, Rondônia, o sul do Maranhão, a porção norte de Mato Grosso do Sul, o oeste e o norte de São Paulo, o oeste do Rio de Janeiro e quase a totalidade de Minas Gerais, o alerta amarelo de onda de calor deverá permanecer ativo até as 18 horas de hoje.
Para a faixa que engloba o oeste do Maranhão, o Piauí (com exceção ao litoral), o oeste de Pernambuco e o este da Bahia, o alerta que aparece está na cor laranja. O que significa, de acordo com o Inmet, perigo. Há risco à saúde por causa de temperatura 5ºC acima da média histórica para esta parte do ano. O aviso permanecerá até as 18 horas da próxima segunda-feira, 28.
Há, por fim, avisos em virtude da baixa relativa do ar. Um, de cor laranja, pega áreas do sul do Piauí e do oeste da Bahia. O segundo, por sua vez, surge de cor amarela e se espalha por todo o Centro-Oeste e pega partes do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Na previsão do tempo do Inmet, esses alertas valem até a próxima segunda-feira, 28, até as 20 e 23 horas, respectivamente.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste