O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) conta com alertas em sua previsão do tempo para esta sexta-feira, 11. De acordo com o órgão, há risco de problemas em decorrência de fenômenos como tempestade, vendaval e chuvas intensas.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Para a Região Sul, o aviso é de perigo — alerta laranja — em relação à tempestade. Conforme o Inmet, deve chover até 100 milímetros (mm) na faixa que engloba todo o Rio Grande do Sul, pega boa parte de Santa Catarina (com exceção do nordeste do Estado) e o sudoeste do Paraná.
Leia mais:
O alerta em relação à tempestade sulista é válido até as 10 horas desta manhã. Além do volume acumulado, o instituto meteorológico indica a possibilidade de ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora (km/h), e queda de granizo.
Novamente, o Inmet reforça que a tempestade prevista para esta manhã pode prejudicar, entre outros segmentos, o agronegócio local. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos” são os problemas que podem ocorrer por causa de tal condição climática, conforme avisa o órgão.
Além da tempestade: vendaval e chuvas intensas entre os alertas da previsão do tempo
Como tem ocorrido ao decorrer das últimas semanas, parte da Região Norte do Brasil segue no mapa dos alertas da previsão do tempo do Inmet. Mais uma vez, a saber, o aviso é para eventuais problemas em virtude de chuvas intensas.
Leia mais: “Calor no início de agosto é normal?”
Na área que pega a faixa oeste do Acre, do Amazonas e de Roraima, a previsão é de acumulados de até 50 mm até as 10 horas de hoje. A chuva, contudo, não é o único fenômeno que deve ocorrer sobre essa faixa do país nesta manhã. Isso porque o Inmet também fala em ventos intensos, de até 60 km/h.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Inmet, em relação ao alerta amarelo, de perigo potencial, de chuvas intensas no Norte do país.
Por fim, a série da vez de alertas do Inmet acaba com aviso de vendaval. Também classificada na cor amarela, essa condição está prevista para ocorrer até as 20 horas de hoje sobre boa parte do sertão nordestino. As rajadas, que devem variar de 40 a 60 km/h e podem provocar a queda de galhos de árvores, estão previstas para a área que engloba sete dos nove Estados do Nordeste:
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Alagoas; e
- Bahia.
“Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas”, registra a equipe do Inmet. “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.”
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste