Apenas duas capitais estaduais vão escapar das instabilidades climáticas desta sexta-feira, 12: Belo Horizonte e Boa Vista. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva se fará presente, em ao menos algum período do dia, nas outras 25 metrópoles espalhadas pelo país.
Além de contar com tempo firme no decorrer do último dia útil da semana, a capital de Roraima vai se destacar pelas temperaturas elevadas. Conforme a meteorologia, a cidade vai chegar aos 39ºC nesta sexta-feira — maior que qualquer outra capital. A mínima em Boa Vista será de 26ºC.
Já BH terá um dia com temperaturas mais amenas, indica a previsão do tempo. Na maior cidade de Minas Gerais, a máxima da vez será de 30ºC. Enquanto isso, a mínima será de 18ºC — entre as capitais, somente Curitiba terá uma medição menor, com os termômetros chegando a 16ºC.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Durante a parte da manhã, Boa Vista e Belo Horizonte terão a companhia das outras três capitais do Sudeste no quesito fuga da chuva. Isso porque não deve chover no período matinal em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Vitória. Chove em todas as outras metrópoles brasileiras.
Muita chuva à tarde e à noite, indica previsão do tempo
Para o período da tarde, BH fica sozinha entre as capitais do Sudeste na parte de clima sem acumulados de água. Em contrapartida, a previsão do tempo do Inmet indica ausência de chuva em três cidades do Nordeste: Maceió, Recife e João Pessoa.
Durante a noite desta sexta-feira, apenas outras duas capitais, além das já mencionadas Boa Vista e Belo Horizonte, terão tempo firme: Vitória e Maceió.
Leia também: “Como entender a sensação térmica — Parte 2”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste