O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para tempestades e chuvas intensas em diferentes regiões do Brasil. Há riscos de quedas de árvores e descargas elétricas no Sul, por exemplo. O alerta inicia nesta quinta-feira, 28.
Região Sul
No Rio Grande do Sul, haverá chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, estão previstos ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Também há o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Região Sudeste e Centro-Oeste
Já no Sudeste e no Centro-Oeste, está prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. A região também vai sofrer ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há o risco de descargas elétricas. Os Estados atingidos vão ser Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Região Norte
A Região Norte também vai ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os Estados do Amazonas, Pará vão ser afetados, além do sul de Roraima e do norte de Rondônia.
Região Nordeste
No Nordeste, há o risco de incêndios florestais por causa da baixa umidade no centro-oeste de Pernambuco. Além deste Estado, o oeste de Alagoas e da Paraíba também podem sofrer com o fenômeno. O Inmet alerta para risco à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Hidratação vai ser necessária
As instruções são para que as pessoas bebam bastante líquido, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifique o ambiente. A população pode obter informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No caso das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, onde haverá chuvas intensas, as instruções são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há o risco de quedas e descargas elétricas.
Leia também: Temporal provoca mortes e deixa rastros de destruição na Argentina e no Uruguai”
Além disso, aconselha-se a não estacionar os veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet instrui, por fim, a desligar os aparelhos elétricos, além do quadro geral de energia no momento da chuva.
Leia também: “Depois de inundações, centenas de corpos são encontrados em praias da Líbia”