O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades e chuvas intensas nesta segunda-feira, 19, para uma grande parte do Brasil, com destaque para as Regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Apesar da nebulosidade e volumes de água, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas chegando a 38°C no Norte e 37°C em várias capitais nordestinas. Na Região Centro-Oeste, as máximas ficarão na casa dos 36°C; no Sudeste, 34°C; e no Sul, 33°C
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Chuvas intensas no período da tarde
As chuvas foram registradas desde a noite deste domingo, 18, em várias áreas dessas três regiões. Pontualmente, os acumulados de água já ultrapassaram os 80 mm em diversas localidades.
No decorrer do período, o canal de umidade que está entre a Região Centro-Oeste passando pelo Sudeste continuará ganhando força, ocasionando tempestades e chuvas intensas.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, os volumes mais expressivos devem se concentrar no período da tarde na faixa centro-norte de Minas Gerais, áreas do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no oeste e litoral de São Paulo.
Leia também: “Temperaturas nada dizem”
No Centro-Oeste, a previsão é de chuva a qualquer hora do dia, com mais intensidade no período da tarde e durante a noite.
Em grande parte da Região Nordeste, também terá volumes significativos neste início de semana, principalmente sobre a Bahia, Maranhão, Piauí e áreas do Ceará.
Na Região Norte, são esperadas chuvas na metade leste e norte do Pará, no sul do Amazonas, em algumas áreas do Acre e Rondônia.
Em Santa Catarina, principalmente no litoral, e no Paraná, pode ocorrer chuva com possibilidade de queda de granizo pontual.
Veja onde não haverá chuva
Leia também: “Recife pós-temporal: ruas alagadas, falta de energia e aula remota”
A exceção da previsão de tempestades e chuvas intensas fica para o Rio Grande do Sul e para o extremo norte da Região Norte, Roraima, noroeste do Pará, Amapá e norte do Amazonas.