Apesar das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul neste mês, o clima no Estado será seco nesta quarta-feira, 15. É o que mostra a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na região central do Brasil, o tempo ameno também predomina. Contudo, chove na maioria das capitais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A manhã começa com chuvas fracas no Norte do país e em todo o litoral brasileiro, com exceção da costa de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Chove também em grande parte de São Paulo e do Paraná. O clima é seco no Centro-Oeste, no Tocantins, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
O tempo é nublado nas seguintes capitais:
- Porto Alegre;
- Florianópolis;
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Goiânia;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Palmas; e
- Teresina.
As demais capitais brasileiras registram pancadas de chuva isoladas na manhã desta quarta-feira.
Previsão do tempo durante a tarde
Durante a tarde, as chuvas devem se intensificar na Região Norte do país e em parte do Nordeste, com trovoadas nas capitais: Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e São Luís. O litoral brasileiro deve ter pancadas de chuva isoladas, com exceção da costa da Região Sul.
Parte de São Paulo e do Paraná também devem registrar chuvas, assim como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. O Centro-Oeste, Sul, além de Minas Gerais e Tocantins devem ter uma tarde nublada, sem registro de precipitação.
As seguintes capitais têm pancadas de chuva isoladas:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Vitória;
- Salvador;
- Maceió;
- Aracaju;
- Recife;
- João Pessoa;
- Natal;
- Fortaleza;
- Teresina;
- Rio Branco; e
- Porto Velho.
Previsão do tempo para a noite
O Brasil não deve registrar muitas alterações climáticas durante a noite. A chuva perde intensidade em grande parte do Norte e do Nordeste, mas ainda deve haver precipitação isolada. Apenas Boa Vista e Macapá vão ter chuvas fortes com trovoadas.
Os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Paraná também devem ter chuvas na noite desta quarta-feira. A capital fluminense não registra precipitação, assim como Centro-Oeste, Palmas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os gaúchos devem sofrer com queda de temperatura depois do pôr do sol, e alguns municípios vão registrar temperaturas mínimas de 4ºC na madrugada da quarta-feira para a quinta-feira 16.