O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado, 30, um alerta de chuvas intensas em 22 Estados. As áreas mais afetadas serão o Norte e o Nordeste do país, que estão em grau de severidade laranja, o que significa “perigo”.
No Nordeste, três alertas englobam todos os Estado, com exceção da Bahia, que deve ter tempo firme, com possibilidade apenas de pancadas isoladas em algumas regiões.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A previsão para tempestade e chuva neste sábado nessas regiões se estende até às 10h deste domingo de Páscoa, 31. Os riscos potenciais desse alerta são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 de 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 a 100 km/h.
São previstas pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Leia também: “Alerta vermelho: Alagoas e Pernambuco têm ‘grande perigo’ acumulado de chuva”
Em Alagoas e Pernambuco, os acumulados de águá podem ultrapassar de 100 mm em 24 horas, colocando os dois Estados em classificação vermelha, o que representa “grande perigo”.
Centro-Oeste e Sudeste também terão chuva
O alerta amarelo, de perigo potencial, engloba 1.607 municípios das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, com chances de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.
De acordo com os meteorologistas, existe o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Em caso de emergência
Em situação de emergência deve-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.