Boa parte do Brasil vai ter de encarar a ocorrência de chuvas intensas na manhã desta quinta-feira, 31. É o que indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Conforme o Inmet, vai chover cerca de 50 milímetros até as 10 horas de hoje. Há, além disso, possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a 60 quilômetros por hora.
A faixa que conta com o alerta amarelo, de risco potencial, passa por 12 das 27 unidades federativas do Brasil, de quatro das cinco Regiões geográficas:
- Norte:
Roraima (metade oeste);
Manaus (exceção ao nordeste);
Acre (norte);
Rondônia (quase todo o Estado);
Pará (metade sul); e
Tocantins (quase todo o Estado).
- Centro-Oeste:
Mato Grosso (com exceção ao extremo sul);
Goiás (com exceção ao extremo sul); e
Distrito Federal.
- Sudeste
Minas Gerais (metade norte); e
Espírito Santo (todo Estado).
- Nordeste
Bahia (oeste, sul e extremo sul).
Para essa parte do país, o Inmet explica o que significa o alerta amarelo por causa das chuvas intensas. “Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Instruções para encarar as chuvas intensas descritas na previsão do tempo
Com o intuito de auxiliar a população das áreas que vão contar com chuvas intensas na última manhã de agosto de 2023, o instituto meteorológico divulga algumas instruções. A primeira orientação nesse sentido é não se abrigar debaixo de árvores. O que vale, sobretudo, onde houver rajadas de vento. Isso porque há “leve risco de queda e descargas elétricas”.
Não estacionar carros nem motos perto de torres de transmissão e placas de publicidade é, a saber, outra orientação do Inmet. Por fim, recomenda-se não usar de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste