Em agosto, o volume de chuva deve ser próximo da média histórica do mês nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. É o que mostra a previsão do tempo elaborada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O volume de chuva ficará abaixo de 100 milímetros no noroeste da Região Norte e na costa leste da Região Nordeste.
No oeste da Região Nordeste, o tempo costuma ser seco nesta época do ano. Em razão desse histórico, o Inmet prevê que o volume de chuva será inferior a 20 milímetros em algumas áreas.
Leia também: “Previsão do tempo: risco de perda de plantações, quedas de árvores e alagamentos”
Em localidades do Pará e do Amapá, por exemplo, é possível que a chuva fique acima da média. Ali o volume pode chegar a 60 milímetros.
Qual é a previsão do tempo para as outras regiões?
Já nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, haverá volume próximo da média histórica. Mas ainda há possibilidade de chuva no litoral do Sudeste, em virtude da passagem de frentes frias pelo oceano — o que pode causar instabilidades.
Em agosto, a redução de chuva na parte central do país é comum. Também é frequente a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.
Na Região Sul, o volume de chuva deve ser próximo da média histórica no leste do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. O número pode ultrapassar 150 milímetros.
Especificamente no oeste e no noroeste do Paraná, a chuva deve ficar abaixo da média histórica (70 milímetros).
Calor entra em cena em algumas áreas
Também em agosto, a temperatura deve superar a média histórica em grande parte do Brasil, principalmente em áreas do Pará, do Maranhão, do Piauí e de Mato Grosso. Nessas áreas, o valor médio pode ultrapassar 28ºC.
Em áreas da Região Nordeste, no norte de Minas Gerais e no oeste do Paraná, a temperatura deve ficar entre 20ºC e 25ºC.
Já em localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente as de maior altitude, a temperatura pode ser inferior a 10º C.
Leia mais: “Previsão do tempo: chuva para os próximos 10 dias”