O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga alertas para a manhã desta segunda-feira, 31, em sua previsão do tempo. Conforme o órgão, há risco de danos provocados em virtude de dois fenômenos climáticos: geada e chuva.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Ao todo, o Inmet, órgão que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, divulga quatro alertas amarelos, que representam “perigo potencial”. São dois relacionados à geada no Sul do Brasil, enquanto outros dois são de chuva — no Nordeste e no Norte do país.
O primeiro alerta amarelo de geada abrange o sudoeste e o sudeste do Rio Grande do Sul. O segundo, por sua vez, pega o nordeste gaúcho, o sul de Santa Catarina e a área de serra entre os dois Estados. Os dois alertas são válidos até as 8 horas de hoje.
Leia mais:
Novamente, o Inmet reforça que o alerta amarelo em virtude da ocorrência de geada representa perigo potencial para o agronegócio local. Isso porque, segundo o órgão, há “risco leve de perda de plantações”.
Além disso, para essas duas faixas da Região Sul do Brasil há o aviso de que o frio pode ser intenso. Nesse sentido, há a possibilidade de a temperatura mínima chegar a 3ºC em alguns municípios.
Geada e chuva na previsão do tempo
Enquanto a manhã de segunda-feira será de geada em partes do Sul, áreas do Norte e do Nordeste enfrentam a chuva. São dois alertas do Inmet, são válidos até as 10 horas de hoje.
Leia também: “Ressuscitando o mercado do clima”, artigo de Ricardo Felício
Assim como nos últimos cinco dias, o alerta de chuva intensa no Norte do país refere-se à faixa que engloba o noroeste do Amazonas e o norte de Roraima. São esperados, por exemplo, acumulados de até 50 milímetros. Além disso, espera-se ventos intensos, de até 60 quilômetros por hora.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informa o Inmet, em relação aos danos que podem ocorrer por causa da chuva intensa nessa parte do Norte brasileiro.
O último alerta da vez é de acumulado de chuva na faixa litorânea do sul da Bahia. A área se estende, a saber, da divisa com o Espírito Santo até a altura do município de Maraú. Nessa parte, contudo, o aviso é de “baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”.
Leia também: “ONU anuncia substituto para o ‘aquecimento global’; entenda”