O dia começa com três alertas de chuvas intensas pelo Brasil. Elas afetam áreas espalhadas pelas cinco regiões geográficas do país, informa o Instituto Nacional de Meteorologia.
Os avisos meteorológicos terão fim às 10h de hoje. Dois dos alertas aparecem na cor amarela, de “perigo potencial”. O outro surge na cor laranja, que tem a classificação de “perigo”.
Conforme o Inmet, um alerta amarelo de chuvas intensas representa acumulado de até 50 mm, além de rajadas de vento que podem chegar aos 60 km/h. No laranja, as intensidades se alteram: risco de chuva de até 100 mm num mesmo dia e ventania de até 100 km/h.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os alertas de chuvas intensas da previsão do tempo
O primeiro alerta de chuvas intensas nesta manhã atinge boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção ao extremo sul do Estado. O aviso não afeta, por exemplo, municípios como Bagé, Rio Grande e Uruguaiana.
Leia mais
O mesmo alerta vale para áreas do sul e do oeste de Santa Catarina. Chapecó, Lages, Criciúma e Laguna são algumas das cidades na rota das instabilidades indicadas na previsão do tempo para a manhã desta sexta-feira, 5.
O segundo alerta de chuvas intensas, também na cor amarela, é mais amplo. De uma vez só, abrange partes de quatro regiões. Pega o norte de Minas Gerais e o extremo norte do Espírito Santo. Além disso, o aviso se espalha por todos os Estados do Nordeste e quase todos do Centro-Oeste e do Norte, com as exceções sendo Acre, Roraima e Mato Grosso do Sul.
Já o último alerta desta manhã está em laranja. Ele vai do sudeste do Tocantins ao extremo sudoeste do Rio Grande do Norte. Vale para áreas de todos os Estados nordestinos, sobretudo àquelas localizadas nos biomas caatinga e cerrado.
Leia também: “A ‘ciência climática’ está cada vez mais absurda”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste