Uma nova onda de calor entrará em atuação a partir das 12 horas desta quinta-feira, 14, sobre boa parte do Brasil. Com alerta laranja no Distrito Federal e em 15 Estados, a situação climática vai, segundo a previsão do tempo, ser responsável por elevar as temperaturas no país, sobretudo nas capitais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com o início da mais nova onda de calor, toda capital estadual terá, ao menos em algum momento do dia, temperatura de ao menos 30ºC. Em Cuiabá, por exemplo, a máxima desta quinta-feira será 39ºC.
Entre todas as capitais estaduais do país, apenas quatro vão contar com temperaturas mínimas abaixo dos 20ºC nesta quinta-feira: Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Elas terão mínimas de 16ºC, 18ºC, 18ºC e 19ºC.
As altas temperaturas reforçam a atuação da onda de calor. Com início hoje, o alerta laranja relacionado a esse sistema climático vai abranger todos os Estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. Além disso, a área de atuação do aviso abrange áreas de Rondônia e Tocantins, no Norte do país; e Maranhão, Piauí e Bahia, no Nordeste.
Leia mais:
O alerta de calor deverá durar, conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o início da noite do próximo domingo, 17. O órgão informa que alerta laranja para onda de calor representa risco à saúde, com temperatura média 5ºC acima da média por até cinco dias.
Onda de calor, mas com chuvas, informa previsão do tempo
Apesar do alerta laranja de onda de calor por parte do Inmet, há capitais brasileiras que vão registrar chuvas nesta quinta-feira. Na parte da manhã, por exemplo, instabilidades constam na previsão do tempo em Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
Durante a tarde, pancadas de chuva deverão ocorrer em Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém e São Luís. No comparativo com a faixa vespertina, haverá apenas uma mudança: a entrada de Cuiabá na rota das instabilidades.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste