Novembro começa com alertas relacionados à ocorrência de tempestade em diferentes pontos do país. A previsão do tempo para a manhã desta quarta-feira, 1º, conta com quatro avisos referentes a essa condição climática.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há dois alertas de cor laranja, o que representa perigo. Eles abrangem áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil.
O primeiro alerta laranja de tempestade da vez pega somente parte do Estado de São Paulo. Da área que se estende de Ourinhos a Caraguatatuba — passando pelas regiões do Vale do Ribeira, da capital paulista, de Piracicaba, Campinas e São José dos Campos —, a tendência é chover cerca de 100 mm até as 10 horas desta quarta-feira. Há possibilidade de queda de granizo e ventos de até 100 km/h.
Leia mais:
Também com validade até as 10 horas de hoje, o outro alerta laranja para tempestade abrange as demais áreas de São Paulo, com excesso ao noroeste do Estado. A chuva de até 100 mm, os ventos intensos e os riscos de granizo valem para todo o Rio de Janeiro e partes do Espírito Santo (com exceção ao extremo norte), Minas Gerais (central, sul e zona da mata), Mato Grosso do Sul (metade sul) e Paraná (somente nos extremos noroeste e oeste).
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o Inmet, sobre o que o alerta laranja de tempestade pode representar para parte do país neste início de novembro.
Previsão do tempo com alertas de tempestade e chuvas intensas
Ainda para a manhã desta quarta-feira, mais precisamente até as 10 horas, a previsão do tempo do Inmet conta com outros dois alertas para tempestade. Em ambos os casos, contudo, a cor de referência é o amarelo, o que na classificação do Inmet significa perigo potencial. Ou seja, são avisos mais brandos.
Leia também: “Furacão em Acapulco: autoridades do México buscam desaparecidos”
O primeiro abrange o Distrito Federal e cidades próximas, tanto de Goiás quanto de Minas Gerais. De acordo com a previsão do tempo, o alerta amarelo de tempestade representa acumulados de chuva de até 50 mm, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
O segundo alerta amarelo da vez encobre as áreas do Sudeste não afetadas pelo aviso laranja. Além disso, o recado de tempestade vale para a metade norte de Mato Grosso do Sul, o sudeste de Mato Grosso e Goiás (exceto as áreas próximas do Distrito Federal).
Por fim, o Inmet divulga, também com validade até as 10 horas desta quarta-feira, o alerta amarelo para chuvas intensas. Isso significa que pode ter ventos intensos, de até 60 km/h, e acumulados de até 50 mm em áreas de quatro Estados brasileiros:
- Rondônia (todo Estado);
- Mato Grosso (exceto sudeste e extremo norte);
- Tocantins (sul); e
- Bahia (extremo oeste).
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste