O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu, nesta segunda-feira, 27, a previsão do tempo para as próximas duas semanas. A primeira, até 3 de junho, poderá apresentar acumulados de chuva que poderão ultrapassar 60 mm, principalmente em áreas das Regiões Norte. Isso se deve à combinação do calor e alta umidade que continua influenciando as instabilidades nas regiões.
Região Norte: chuvas intensas devido ao calor e alta umidade
Na Região Norte, a combinação de calor e alta umidade deve provocar pancadas de chuvas ao longo da semana. Espera-se que os acumulados de chuva ultrapassem 60 mm em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, além dos Estados de Roraima e Amapá. Em outras áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Previsão de chuvas no Nordeste
No Nordeste, a previsão é de precipitação especialmente entre Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco a partir desta terça-feira, 28. As instabilidades são causadas pelo transporte de umidade do oceano para o continente, podendo resultar em precipitações superiores a 40 mm. Pancadas de chuvas isoladas podem ocorrer na faixa norte, do Maranhão ao Rio Grande do Norte. No interior nordestino, o tempo deve ser quente e seco.
Leia mais
Centro-Oeste e Sudeste: poucas chuvas
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, não há previsão de acumulados de água, exceto no sul de Minas Gerais e na parte leste dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessas áreas, podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras devido à passagem de um sistema frontal.
Região Sul: precipitações e queda de temperatura
No Sul, a semana começa com precipitações intensas e rajadas de vento que podem superar 60 km/h devido à passagem de um sistema frontal. A partir do dia 29, a previsão é de tempo bom e sem chuva. Além disso, espera-se uma queda nas temperaturas, especialmente no início da semana.