Nesta semana, o Rio Grande do Sul vai enfrentar mudanças climáticas que vão de calor e secura a fortes temporais, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A semana começou com tempo quente e seco, particularmente na metade norte do Estado, incluindo cidades como Santa Maria e áreas próximas ao Planalto gaúcho. As rajadas de vento nessa região podem passar dos 60 km/h nesta terça-feira, 7.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em contrapartida, a região sul do Estado, próxima à fronteira uruguaia, prepara-se para chuvas intensas e temporais. As áreas mais ao sul podem acumular mais de 100 milímetros de chuva em um período de 24 horas, com possibilidade de ultrapassar 150 mm até a quarta-feira 8.
Segundo o Inmet, pode haver temporais com queda de granizo e ventos que podem passar dos 70 km/h, desde Pelotas até localidades como Alegrete e São Borja.
Chegada de uma frente fria
A instabilidade climática aumenta com a chegada de uma frente fria na quarta-feira. A mudança ocorre devido à formação de um ciclone extratropical. Esse evento climático que atravessa o Estado vai reduzir significativamente as temperaturas máximas e provocar possíveis rajadas de vento acima de 80 km/h. As chuvas podem oscilar de 20 a 50 mm em diversas partes do Rio Grande do Sul.
Previsão de clima frio e seco
Já a partir da quinta-feira 9, o clima muda drasticamente com a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica, que introduz um ar frio e seco, especialmente a sul e oeste. A maior parte do Estado vai experimentar um clima frio e seco, com temperaturas mínimas de 4°C a 8°C nas áreas mais frias. A capital, Porto Alegre, terá mínimas próximas a 12°C. Contudo, o norte gaúcho pode ter chuvas ao final da quinta-feira.
Confira: “RS: chuva deixa 1 milhão de imóveis sem água, fecha hospitais e ameaça barragens“
Retorno da instabilidade no fim de semana
A instabilidade climática retorna na sexta-feira, com previsões de chuvas durante o dia devido ao retorno de áreas de instabilidade. O cenário para o final de semana indica a formação de uma nova frente fria acompanhada de ar gelado de origem polar. Isso deve provocar chuvas em várias regiões, especialmente no norte e leste do Estado. Para o sul e oeste, espera-se um tempo mais seco a partir de segunda-feira 13.
Leia também: “Temporais no RS: governador fala em ‘cenário de guerra’”