O Brasil vai encarar mais chuvas no decorrer dos próximos dias. É o que indica a previsão do tempo, conforme divulgou neste domingo, 12, a empresa Meteored.
Segundo a meteorologia, as precipitações se farão presentes em todas as cinco regiões geográficas do país ao longo da semana. E isso a partir já desta segunda-feira, 13.
Para a manhã desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia tem dois alertas de chuvas intensas. Ao todo, os avisos cobrem o Distrito Federal e 23 Estados — só ficam de fora São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os Estados sulistas, no entanto, não ficarão ilesos à situação climática adversa. De acordo com a previsão do tempo, vai chover na região a partir desta terça-feira, 14. Além disso, essa parte do país vai encarar tempestades na quinta-feira 16 e chuvas generalizadas na sexta-feira 17.
“As chuvas no decorrer da semana acontecem desde a manhã, com até forte intensidade e riscos pontuais”, afirma o meteorologista Tiago Robles, em texto para o site tempo.com, sobre a situação de todo o país nesta semana. “No entanto, a partir da tarde, é que há potencial de chuvas muito intensas no centro-norte do Brasil.”
Chuvas no decorrer da semana
Robles explica que, no geral, as chuvas mais fortes até quarta-feira 15 vão se concentrar no Nordeste. Além disso, a instabilidade marcará presença sobre áreas do Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste.
Na quinta-feira, mudanças na previsão do tempo. Alertas de tempestades vão valer para 13 diferentes localidades do país:
- metade sul do Amazonas;
- Pará;
- Rondônia.
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- oeste de Pernambuco;
- centro-oeste da Bahia,
- toda a Região Centro-Oeste;
- Estado de São Paulo;
- centro-sul e oeste de Minas Gerais; e
- norte do Paraná.
“Na sexta-feira 17, um corredor de umidade se forma de norte a sul, com potencial de chuvas diminuindo bastante no Nordeste e em boa parte do Sudeste”, adianta Robles. “Chuvas intensas atingem o Norte, o Centro-Oeste e boa parte da Região Sul. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades pontuais na porção central e oeste do Amazonas, sobre o Pará, o leste do Amapá, o Tocantins, todo o Centro-Oeste, região do Triângulo Mineiro, Estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio de Grande do Sul.”
Leia também: “Cadê a estação meteorológica que estava aqui? — Parte 3”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste