A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta sexta-feira, 1º, apresenta alertas voltados à tempestade e à chuva intensa. As instabilidades se espalham por todas as regiões do país.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Conforme a meteorologia, a primeira manhã de setembro vai ser de tempestade sobre toda a faixa oeste da Região Sul. Nesse sentido, o aviso relacionado ao clima vale para a área de fronteira do Brasil com a Argentina e de parte da fronteira com o Paraguai.
Sobre essa faixa do país deve chover, de acordo com a previsão do tempo, 100 mm até as 10 horas de hoje. Há, além disso, possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento. A ventania, a saber, pode chegar a 100 km/h.
Leia mais:
Diante do alerta de tempestade neste 1° de setembro, o oeste da Região Sul pode registrar problemas relacionados a atividades agrícolas e locomoção. Há “risco de corte de energia elétrica”, informa, dessa forma, o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Alerta de chuva intensa
Para a faixa que se estende do centro do Amazonas ao Espírito Santo, a previsão do tempo para a manhã desta sexta-feira destaca a chuva intensa. A diferença com à tempestade sulista, a saber, refere-se ao volume. Isso porque deve chover cerca de 50 mm até as 10 horas de hoje. Nessa parte do país, os ventos serão menos intensos, de até 60 km/h.
“Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o Inmet.
De acordo com a previsão do tempo, o alerta de chuva intensa de hoje abrange as seguintes unidades federativas:
- Amazonas (centro e sudeste);
- Rondônia (todo Estado);
- Pará (sul);
- Mato Grosso (com exceção ao extremo sul);
- Mato Grosso do Sul (somente o noroeste);
- Goiás (todo Estado);
- Distrito Federal;
- Tocantins (metade sul);
- Bahia (oeste, sul e extremo sul)
- Minas Gerais (com exceção ao sul, na região de Varginha); e
- Espírito Santo (todo Estado).
Previsão do tempo com tempestade, chuva intensa e… baixa umidade
Tempestade e chuva intensa não são, entretanto, os únicos destaques da vez na previsão do tempo. De acordo com o Inmet, o Nordeste pode sofrer com a baixa umidade relativa do ar até as 18 horas desta sexta-feira. São dois alertas nesse sentido.
O primeiro, por exemplo, surge de cor amarela e tem formato semelhante a uma roda, que abrange áreas dos nove Estados nordestinos. O outro surge, contudo, de cor laranja, o que representa perigo, e pega, sobretudo, áreas do bioma caatinga de seis Estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.
“Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%”, afirma o Inmet. “Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.”
Leia também: “Mais uma mentira dos ambientalistas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste