O Brasil enfrenta condições de tempo instáveis em várias regiões, a partir desta sexta-feira, 1º. Esperam-se pancadas de chuva em quase todos os Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com acumulados especialmente significativos em Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. É o que mostra a previsão do tempo elaborada pelo site especializado Meteored.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As tempestades podem resultar em cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas de risco. Raios também podem atingir árvores e construções menores, como quiosques. Na Região Norte, chuvas intensas devem ocorrer no Tocantins, no Pará, em Rondônia, Acre e sul do Amazonas, além do extremo sul da Bahia, na Região Nordeste.
Confira a previsão do tempo no Sudeste
No sábado 2, espera-se um aumento da intensidade das tempestades no Estado de São Paulo, que continuarão no domingo 3. Os acumulados podem ser elevados, especialmente no extremo norte e oeste, afetando municípios como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. A capital paulista também deve receber chuvas, embora menos intensas.
Minas Gerais também registrará acumulados significativos, principalmente no Noroeste mineiro e no Alto Paranaíba, além do Norte do Espírito Santo, que inclui as regiões de São Mateus e Nova Venécia. No Rio de Janeiro, as chuvas devem ser mais fracas ao longo do fim de semana.
Centro-Oeste tem risco de tempestade
O fim de semana será chuvoso em toda a região. Existe risco de tempestades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Em alguns pontos, os acumulados podem ultrapassar 100 mm.
Região Norte apresentará tempo firme
No Tocantins, em Rondônia, no Acre, no sudeste e no sudoeste do Pará, além do sul e oeste do Amazonas, pancadas de chuva muito fortes estão previstas para o fim de semana. Localmente, os acumulados podem exceder 50 mm, chegando próximos de 100 mm.
Nas outras regiões, podem ocorrer chuvas rápidas ou fracas, especialmente no Amapá e no litoral norte. No entanto, os acumulados devem ser menores. O restante do fim de semana apresentará tempo predominantemente firme.
Parte da Região Nordeste deve registrar tempo com chuvas fracas
Entre o Centro e o Sul do Maranhão e no extremo oeste do Piauí, chuvas poderão ocorrer. O tempo trará chuvas no centro-sul da Bahia, especialmente com maiores acumulados nos municípios próximos à divisa com Minas Gerais. Além disso, o litoral leste registrará chuvas fracas; em contrapartida, o restante do território deve manter um clima estável.
Vale destacar que as tempestades que afetam as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte geralmente ocorrem à tarde ou no início da noite, por causa do aumento da temperatura e da umidade, resultando em instabilidade atmosférica.
Essas tempestades costumam ser muito localizadas e rápidas, raramente com duração de mais de uma hora. No entanto, elas frequentemente provocam chuvas intensas e alagamentos repentinos, especialmente em áreas urbanas.
As nuvens cumulonimbus responsáveis por essas tempestades são altamente eletrificadas, trazendo trovoadas e raios. Em alguns casos, as correntes de ar dentro das nuvens são extremamente fortes. Como resultado, a previsão do tempo mostra que essas correntes podem gerar rajadas de vento que conseguem derrubar galhos e objetos altos, como placas e letreiros.