Cesar Dario Mariano, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), afirmou, em entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira, 11, que o Brasil está muito próximo de se tornar um narcoestado. Isto é, comandado pelo crime organizado voltado ao tráfico de drogas. Mariano comentou o assassinato do empresário ocorrido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na tarde da última sexta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O promotor disse que a questão não é descobrir quem matou o empresário, pois isso é a “consequência de um descaso das autoridades desde a década de 1990”.
“Venho falando a cerca do incremento do crime organizado, mais precisamente do PCC, há cerca de dez anos”, afirmou o procurador. “Desde a época que eu trabalhava no júri, com os homicídios ocorridos na penitenciária do Carandiru. A Secretaria de Segurança de então tratava o PCC simplesmente como se fosse uma pequena quadrilha. O narcotráfico está encrustado no próprio Estado.”
O procurador também disse que vai ser muito difícil, “se não impossível”, desestruturar o Primeiro Comando da Capital (PCC), se o Estado não “asfixiar a saúde financeira” da facção. Mariano afirmou que os criminosos atuam em várias frentes, sendo o tráfico de drogas o mais forte deles.
“Infelizmente, o tráfico de drogas vem sendo tratado, pelas Cortes Superiores, como se fosse um furto de galinha”, exclamou o procurador. “Como se fosse um crime de pequeno potencial ofensivo, chegando ao ponto de pessoas flagradas com centenas de quilos de cocaína serem condenadas a prestação de serviço à comunidade e ao pagamento de cesta básica.”
Mariano disse que é preciso mudar a mentalidade de parte do Judiciário brasileiro, para que ele entenda que o tráfico é o combustível do crime organizado. “De nada vai valer nós termos a polícia prendendo, o Ministério Público acusando, o Judiciário Estadual condenando, mas quando chegar nos tribunais superiores, tudo vira pizza.”
“O maior obstáculo são os tribunais superiores”, afirmou o procurador de Justiça.
Procurador de Justiça diz que nenhum Judiciário no mundo é tão leniente ao tráfico de drogas como no Brasil
Cesar Dario Mariano disse que, em nenhum lugar do mundo, a Justiça é tão leniente ao tráfico de drogas como no Brasil. Além disso, afirmou que o PCC paga faculdades e escolas para as pessoas se tornarem advogadas, empresárias e profissionais da política — para se infiltrarem no Estado.
“Vamos ter o apodrecimento do Estado por dentro, e isso não vai demorar para acontecer”, afirmou o procurador. “Vimos nas eleições municipais quantas pessoas ligadas ao crime organizado estão na política. Temos que tomar muito cuidado, se não vamos ter todo o aparelho estatal com cancro do crime organizado.”
Apenas uma questão: as drogas ilícitas (maconha, cocaina, crack…) são adquiridas em Drogarias (farmácias)? ou adquiridas de traficantes? Portanto o consumo também tem que ser combatido, ou seja, o pequeno consumidor tem que ser penalizado.
De há muito, a maioria do Judiciário, do Executivo quanto do Legislativo são cúmplices de toda essta zona que é o Brasil hoje; também infelizmente boa parte da população brasileira, em sua maioria anafalbetos funcionais são de desinformados e/ou cúmplices igualmente Rodrigo Capacho e Artur Lera junto com seus iguais. Paremos o Brasil que eu quero descer.
Apenas acontecerá a sbstituição dos corruptos por traficantes. Ficamos na mesma. Pelo menos os traficantes não usam mascaras. Não escondem sua profissão.
O CRIME ORGANIZADO JÁ ESTÁ NO COMANDO A MUITOS ANOS, E DEICHAR O BARCO ANDAR…..E NINGUÉM FAZ NADA.
A maioria da população merece o desgoverno que temos, essa alegação se faz jus com o resultado da ultima eleição que tivemos, onde foi eleito e colocado através das urnas eletrônicas(fraudulentas), uma grande raposa para cuidar do galinheiro! O PCC já domina muita coisa e nessa terra Tupiniquim vai ser impossível reverter isso, procurem conhecer as cooperativas de ônibus da grande São Paulo que vc vai ver ao vivo e a cores!
Vamos precisar de um Bukele aqui por 20 anos
Perguntaram se é possível reverter o domínio do narcotráfico sobre as instituições brasileiras, sim, é possível, desde que se destitua todos os membros das cortes superiores de justiça, implamte-se pena de morte para todo e qualquer traficante, sem nenhum recurso de remissão de pena, que deve ser exclusivamente por fuzilamento. O que ai está é uma parceria regada por milhares de reais, dólares e euros. Simples assim.
“Vamos ter um apodrecimento do Estado por dentro, e isso não vai demorar para acontecer”. Com todo respeito ao nobre procurador mas, o tal “apodrecimento por dentro”, JÁ aconteceu.
A pergunta que faço agora é a seguinte: será possível, no futuro, reverter essa tendência (de aparelhamento das estruturas de Poder do Estado)?!
Análise simples e direta. Mas peca grosseiramente ao sugerir que é necessário mudar a mentalidade de parte do judiciário. Sério? Será que esse judiciário é tão inocente assim e realmente não sabe o que está fazendo? Duvido!
Quando está muito próximo……na verdade, já está.
Tem muita coisa a ser feita, até que consiga mudar algo, mas o legislativo tinha que começar mudando a forma da composição dos “deuses do Olimpo”, não deveria ser por proximidade com o presidente ou ideologia ou partidarismo, tinha que ser por concurso público e que os melhores entrem para a mais alta corte.
É aí que iremos virar pária dos Estados Unidos igual fizeram com a Colômbia, e não me surpreenderia se isto acontecesse apartir de 2025. Bolsonaro foi eleito para resolver tais coisa mas este estrume fez é piorar as coisas, desgraçado.
Pelo visto, o Eminente Procurador não fez Mea Culpa. O judiciário é um dos maiores responsáveis pelo quadro de insegurança que vivenciamos!!
Agradecemos ao stf e ao Lula. Está do jeito que a esquerda gosta.
Justiça brasileira, o que deve rolar $$$$…e esse desgoverno não faz nada, por que será ?…..militares comprados não fazem nada….ta tudo dominado
A leniência dos tribunais superiores com o narcotráfico é casual? Ou teria alguma relação com o elevado poder de compra do crime organizado?
Digníssimo promotor , todos eles sabem da gravidade e do poderio destes criminosos, mas, infelizmente o Dinheiro continua sendo a mola mestra do mundo , e o Judiciário se rendeu a ele.