Valor de R$ 667 será pago pelo governo federal
Nesta sexta-feira, 3, o presidente Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais a notícia de que os profissionais de saúde residentes, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que deixarem suas áreas de atuação para ajudar no combate ao coronavírus receberão um auxílio no valor de R$ 667.
O intuito, de acordo com a publicação, é ampliar a cobertura do Sistema Único de Saúde e reduzir o tempo de espera por atendimento.
Segundo o presidente, o valor será pago diretamente aos profissionais.
– A iniciativa foi motivada pela necessidade de otimizar os serviços públicos de saúde para conter o Covid-19. O valor adicional será pago diretamente a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, psicólogos etc.@secomvc
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 3, 2020
Convocação:
Como foi noticiado por Oeste, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 639, de 31 de março de 2020, está convocando todos os profissionais de saúde do país a participar de cursos de capacitação onl-line sobre o coronavírus, como parte do programa O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde.
A participação é obrigatória, e esses profissionais podem ser convocados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto a pandemia de coronavírus continuar.
Através do cadastro, os gestores municipais, estaduais e federais do SUS podem convocar os profissionais que julgarem necessários para enfrentar a pandemia.
Os profissionais das áreas indicadas devem se inscrever por meio do site https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.