O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre, nesta terça-feira, 23, as inscrições para o segundo semestre deste ano. Serão oferecidas 243.850 bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em universidades particulares.
Nesta edição, do total de bolsas ofertadas pelo Prouni, serão 170.319 integrais e 73.531 parciais —50% do valor da mensalidade do curso. As bolsas estão distribuídas em 367 cursos oferecidos por 901 instituições participantes do programa.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os candidatos do Prouni têm até às 13h59 de sexta-feira 26, para se inscreverem através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário ter cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já possua cadastro, basta realizar o login com o CPF e a senha.
A participação no processo seletivo exige que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, com pontuação mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.
Além disso, o candidato deve cumprir critérios socioeconômicos. A renda familiar per capita, até a data de inscrição, deve ser de até um salário mínimo e meio por mês (R$ 2.118) para bolsas integrais e de até três salários mínimos por mês (R$ 4.236) para bolsas parciais.
O Prouni também apresenta uma lista de candidatos preferenciais, que são:
- Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública
- Alunos que estudaram o ensino médio em escola particular como bolsistas integrais
- Estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e privada como bolsistas integrais
- Estudantes de ensino médico que cursaram escola particular como bolsistas parciais ou sem bolsa
- Professores da rede pública —para licenciatura e pedagogia, sem necessidade de comprovação de renda
- Candidatos com deficiência ou que se autodeclaram indígena, preto ou pardo —concorrendo às bolsas destinadas a políticas de cotas.
Etapas do processo seletivo do Prouni
O processo seletivo do segundo semestre de 2024 do Prouni terá duas chamadas. Os resultados com a lista dos pré-selecionados serão divulgados em 31 de julho, com a segunda chamada prevista para 20 de agosto.
Depois da pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações fornecidas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada do processo seletivo.
O programa concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar o número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina.
E assim o ensino no Brasil atende aos interesses estrangeiros. Peguemos pessoas despreparadas e demos um diploma qualquer da área de humanas para encher o mercado de mais jornalista, advogado, filósofo, cientista social, …
Nada de técnicos, engenheiros, cientistas, físicos, …
Isso não interessa ao povo brasileiro, ele paga o preço dos que produzem no exterior e, por aqui, se mantém o sistema adequado à servidão!
O povo que banca, que paga os impostos utilizados para tanto, com o tempo, já estará completamente adaptado e feliz com a manutenção desse absurdo em nossa cultura!