Apesar da crescente nos casos de dengue, nem todos os remédios são propícios para o tratamento da doença. Alguns, inclusive, são contraindicados.
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é dividida em dois grupos: a clássica e a hemorrágica.
Leia também: “DF: número de mortes por dengue em 2024 é superior ao dos últimos 2 anos somados“
Neste último caso, a infecção destrói as plaquetas responsáveis pela coagulação, e o paciente passa a ter sangramentos na gengiva ou nas fezes, informa o site BBC News Brasil.
Quais remédios você não deve tomar para aliviar os sintomas da dengue
- Aspirina e AAS
Apesar de fornecer alívio de dores e de febre, os profissionais não recomendam o uso da aspirina e da AAS, da classe farmacêutica dos salicitatos. Isso porque essas medicações têm efeito analgésico e antitérmico. Logo, elas podem afetar a coagulação de pacientes com o vírus da dengue, o que leva ao aumento do risco de sangramentos.
Leia mais: “Epidemia de dengue no Brasil é destaque em jornal francês”
No entanto, há ressalvas para o caso de pacientes em tratamento de problemas cardíacos, que precisam tomar aspirina de forma periódica.
Além da AAS e da aspirina, outros medicamentos desta categoria derivam do ácido acetilsalicílico, como diflunisal, salicilato de sódio e metilsalicilato.
- Ibuprofeno e nimesulida
Os remédios da categoria de anti-inflamatórios não esteroidais também aumentam as chances de sangramento e são contraindicados ao tratamento dos sintomas da dengue.
Leia mais: “Número de mortes por dengue no Brasil sobe para 54”
Isso vale para indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, nimesulida, sulfinpirazona, fenilbutazona e sulindac. São facilmente encontrados em farmácias e podem ser comprados sem receita médica.
- Prednisona e hidrocortisona
Medicamentos como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona são conhecidos como corticoides. Não recomenda-se o uso deles contra a dengue ou a suspeita da doença. Assim como os anteriores, eles podem aumentar o risco hemorrágico da dengue e agravar a situação do paciente.
- Ivermectina
Diante de boatos de que a ivermectina pode combater o vírus da dengue, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de alerta. Nela, afirmou que “não há nenhum dado ou fonte que comprove a afirmação” e que o órgão “não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da dengue”.
????É boato: a ivermectina não é eficaz no combate à dengue!
— Ministério da Saúde ???? (@minsaude) February 6, 2024
Ao notar os sintomas, procure uma unidade de saúde e faça o tratamento adequado indicado pelo profissional de saúde.
Saiba mais: https://t.co/PStp9phdR3 #SaúdeComCiência ????????
Medicamentos que amenizam os sintomas da doença
Conforme os infectologistas, os dois medicamentos mais indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue são o paracetamol e a dipirona. Eles não aumentam os riscos de sangramento.
Apesar da medicação aliviar certos sintomas, os especialistas são unânimes em dizer que manter uma boa hidratação é um dos fatores mais importantes para tratar a doença. Isso porque a dengue provoca inflamação e faz o líquido “escapar” dos vasos sanguíneos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste