A cidade de Cachoeira Paulista (SP) se tornou palco de pregações, shows e missas que reuniram mais de 180 mil pessoas em três dias de atividades. Com a presença do carmelita frei Gilson, o Acampamento São Miguel Arcanjo ocorreu entre 27 e 29 de setembro, com início às 3h45 da madrugada.
Segundo a assessoria da emissora católica Canção Nova, esperava-se a presença de 20 mil pessoas, com base nos dados de 2023.
No entanto, somente na madrugada de 28 para 29 de setembro, mais de 50 mil fiéis foram ao Centro de Evangelização para o encerramento da Quaresma de São Miguel Arcanjo.
Frei Gilson, da Comunidade dos Irmãos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, conduziu a oração do Rosário.
Os 40 dias de São Miguel Arcanjo
A Quaresma de São Miguel Arcanjo consistiu em 40 dias de orações, que começaram em 15 de setembro e finalizaram no último domingo, 29. Essa é a data em que a Igreja Católica celebra os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Neste período, os fiéis acompanharam as orações diárias transmitidas ao vivo pelo Sistema Canção Nova de Comunicação e pelas redes sociais. Em uma só madrugada, mais de 700 mil pessoas assistiram à transmissão on-line da pregação do frei Gilson.
A importância do evento
À Canção Nova, Paulo Sérgio Eleutério, responsável pelo Departamento de Infraestrutura, destacou o recorde de público.
“Vimos a misericórdia de Deus agir para acolher a todos que vieram buscar na Canção Nova um refrigério”, ressaltou Eleutério. “Todo nosso empenho está em salvar vidas, por meio da missão deixada pelo nosso pai fundador, padre Jonas Abib.”
A capacidade de hospedagem da cidade
De acordo com o Conselho Municipal de Turismo de Cachoeira Paulista, a capacidade de hospedagem em hotéis e pousadas da cidade e das vizinhanças, como Cruzeiro, Lorena e Guaratinguetá, foi praticamente esgotada durante o evento.
Instagram bloqueia lives de frei Gilson
O Instagram bloqueou o recurso de transmissão ao vivo da conta de frei Gilson, em 17 de setembro. Desde 15 de agosto, o religioso realizou lives diárias na madrugada, por volta das 4 horas, em suas redes sociais, para rezar o rosário durante a Quaresma de São Miguel Arcanjo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o frei, a plataforma alegou que a conta violou suas diretrizes. Inicialmente, o Instagram informou ao religioso que o bloqueio de 30 dias para realização de lives foi aplicado por causa de uma falha técnica.
A rede acrescentou que a função retornaria em breve. Contudo, até 19 de setembro, frei Gilson não havia conseguido retomar as transmissões ao vivo no Instagram.
Em vídeos publicados para relatar a situação, o religioso afirmou que seus conteúdos ao vivo no Instagram atraíam, em média, 60 mil espectadores simultâneos, com picos de até 90 mil pessoas.
O número de espectadores diários, somando todas as redes sociais, alcança em torno de 500 mil pessoas, segundo frei Gilson.
Em uma mensagem no próprio Instagram, frei Gilson reproduziu a notificação da plataforma que comunica a suspensão das lives, em razão de discordâncias com as suas diretrizes.
As datas do início da quaresma está errada…