Administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, a página Choquei está no epicentro de uma polêmica. Isso porque o perfil se tornou alvo de críticas depois de promover difamação contra Jéssica Canedo. A mulher foi apresentada como amante de Whindersson Nunes. Como consequência da difamação, a jovem de 22 anos cometeu suicídio.
Quem é o responsável pela Choquei?
De acordo com uma nota divulgada à imprensa, Raphael Sousa havia abandonado o curso de publicidade e propaganda a fim de se dedicar exclusivamente à página de fofoca no Instagram. A Choquei cresceu tanto que se tornou um negócio.
Mais de 21 milhões de seguidores
Nas redes sociais, a página dedicada à maledicência, acumula mais de 21 milhões de seguidores. De acordo com o próprio Raphael, ao longo dos últimos anos, a Choquei passou a receber patrocínio de grandes marcas, como Burger King, Budweiser e Zé Delivery.
O perfil foi criado em 2014, quando Raphael conseguia vender publicidade a pequenos influenciadores digitais. Depois do crescimento da página, o criador ingressou na Banca Digital, um braço da empresa Mynd.
Famosos
Dentre os primeiros famosos a se aproximarem da Choquei estão Wesley Safadão, a então dupla Simone e Simaria e o influenciador digital Carlinhos Maia. Raphael disse: “Eles apoiaram mandando mensagem, incentivando. Com o passar do tempo, comecei a ter contato com artistas, a fazer publicidade de clipes e vídeos, cobertura de eventos”, disse Raphael Sousa ou portal UOL, em 2022.
Informação fora de contexto
O perfil administrado por Raphael Sousa privilegia publicações rápidas e geralmente fora de contexto. A Choquei replica o conteúdo veiculado por grandes canais de imprensa, tudo com chamadas sensacionalistas, como “Urgente” e “Grave”.
Sem compromisso com o ‘outro lado’
A página de fofocas não assume o compromisso de apurar com as partes citadas a veracidade das informações, dando larga margem à pura especulação.
“A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Buscar o outro lado é papel para jornalista”, disse Raphael ao podcast Barbacast, há três meses.
Raphael Sousa da Choquei era pró-Lula
O administrador da página de fofoca atuou como influenciador pró-Lula durante a campanha presidencial de 2022. A Choquei chegou a fazer uma “cobertura” intensa durante a disputa pelo Planalto. De acordo com a revista Piauí, durante as eleições, Janja da Silva se tornou uma fonte recorrente para o fotógrafo.
Esse Choquei e seus 21 milhões de seguidores, é um testamento ao nível de mediocridade do povo.
Nunca subestime o poder da estupidez humana. O ser humano é a única espécie deste planeta, que tem a habilidade de agir como seu próprio destruidor.
Isso é tão verdadeiro que chegamos ao ponto de eleger um charlatão manipulador de apedeutas ao cargo de Presidente da República e pagamos 50% dos frutos de nosso trabalho para que o charlatão viva no luxo de 4 palácios e viajando pelo mundo com sua concumbina. Enquanto o país esta no caos sendo destruido sucumbindo em meio a ruinas, atrocidades e matanças.
Concordo com você Ed Camargo.
Quando penso que 10% da população brasileira segue um idiota como esse, podemos mensurar a imbecilidade do nosso povo.
Então atestamos a veracidade daquela frase :
“Os idiotas dominarão o mundo. Não porque sejam espertos ou inteligentes, mas porque são muitos” – 21 milhões, 21 milhões.