O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse, em entrevista ao jornal O Globo, que a reconstrução do Estado está sendo liderada pelos próprios gaúchos.
A declaração foi dada por Leite ao ser perguntado se o presidente Lula deveria ter sido mais cuidadoso ao nomear Paulo Pimenta para a Secretaria Extraordinária para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
“A reconstrução é liderada e coordenada pelos próprios gaúchos, que têm um governo constituído”, disse Leite. “Se [a pasta] se propõe a ser apoio à reconstrução, é muito bem-vindo.”
O governador também destacou que o presidente tem legitimidade para apresentar “o nome que ele entenda pertinente” para o órgão. “Da minha parte, busquei um perfil técnico para a minha secretaria de reconstrução recém-criada”, acrescentou.
Durante a entrevista, Leite também falou sobre as críticas de seu partido sobre a politização da tragédia no Rio Grande do Sul. Segundo ele, seu papel como governador não é fazer análises políticas.
“Tenho muitas diferenças ideológicas e programáticas com o ministro Pimenta e com o presidente Lula, mas não vou deixar que isso supere a necessidade de agirmos em coordenação para atender uma população que está sofrendo muito”, afirmou. “A politização não é bem-vinda.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na entrevista, o governador também falou sobre algumas medidas tomadas pelo governo Lula para a reconstrução do Rio Grande do Sul, entre elas a contratação de um estudo sobre os diques de Porto Alegre.
“Não sei ainda exatamente quais são os estudos que eles estão fazendo”, disse Leite. “Anunciaram, por exemplo, até um canal para o escoamento das águas na Lagoa dos Patos, o que estudos da Universidade Federal indicam ser de muito difícil execução”, acrescentou.
Leite rebate críticas ambientais
Ao ser perguntando sobre as críticas que tem recebido por mudanças em legislações locais, o governador disse que elas são fruto das disputas políticas e de narrativas.
“De maneira nenhuma há qualquer tipo de ação do governo que tolere a degradação ambiental em favor de promover o crescimento econômico”, afirmou.
Ele comentou ainda a autorização para construção de barragens em áreas de preservação ambiental.
“Isso é permitido no Brasil todo, desde que não haja a possibilidade de fazer o barramento de outra forma.”
Leite afirmou que a legislação federal estabelece essa possibilidade para a geração de energia elétrica e para consumo humano. “Uma prova disso é a autorização da União para a usina de Belo Monte”, concluiu.
Fruta do Paulo Leman e os globalistas. Não merece nenhum crédito. Já provou isso para o seu vice governador quando tentou ser candidato a presidente pelo PSDB. Um Zé mané que deveria voltar a Pelotas com o rabo entre as pernas. Esse é o tipo de político desgraçado que infesta o país, que infelizmente se elegem com a ignorância política dos miseráveis deste país produzidos pela esquerda.
É deplorável as pessoas fazerem palanque político eleitoral, até nas tragédias com inúmeras vítimas fatais e vítimas desabrigadas, como essa no Rio Grande do Sul.
Gente totalmente desprovida de sentimento humanitário e caridoso.
O que importa é a ascensão na politicalha corrupta e podre.
Que Deus tenha misericórdia e amenize o sofrimento dessas vítimas.
O governador já provou que é incompetente para lidar com calamidades desde o Covid 19 e agora se juntou com o desgoverno do Larápio que ele apoiou , mas agora o desgoverno está em campanha eleitoral e nem está preocupado com a catástrofe que abateu o estado. Isto é tão verdade que nomeou uma nulidade com poder de ministério que não serve para nada , somente para comer churrasco gordo na churrascaria mais próxima .
Eduardo Leite é no mínimo simpatizante da quadrilha que rouba o Brasil, e assim o torna cumplice.
Gosto da Revista Oeste e sou alinhado com pensamentos liberais. Ocorre que a revista esta indo para a extrema direita, oque fara com que perca assinantes mais ao centro. Bolsonaro foi um pessimo presidente que se cercou de um bom corpo tecnico. Lula deveria estar na cadeia. Temos que arejar o Brasil com novas liderancas, Tarcisio, Leite, Zema sao a renovacao.
Falou, falou, e não disse nada…
Esse governador almofadinha globalista demonstra mais, uma vez, ser incompetente e B …mole como o Pacheco, com o qual deveria se juntar e fazer uma dupla e sumir do mapa sem deixar saudades
Defina extrema direita por gentileza, sabichona. Sai pra lá traíra. Aqui não tem lugar pra hipócrita não.
Concordo em parte no que você diz, Mas acho que o Bolsonaro foi um bom presidente perto de muitos que ja passaram. e ele ainda tem muito eleitorado, so ele e mais ninguém e capaz de eleger o Tarrcizio..se deixar o tarcizio sozinho, vai levar ferro do nine.
Péssimos presidentes não se cercam de um excelente corpo técnico , pelo contrário , se cercam de corruptos e incompetentes.Temos vários exemplo no Brasil nos últimos 40 anos.
Coitado! Mais perdido que cego em tiroteio,pra tristeza do povo gaúcho! E agora ainda precisam aguentar uma Montanha insignificante e incompetente para atrasar mais ainda o trabalho de reconstrução! Fé e força, povo gaúcho!
Figura insignificante. Na verdade, são várias as tragédias gaúchas.