Alguns Estados da Região Nordeste devem encarar chuva intensa até 24 de abril, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão teve início nesta quinta-feira, 18.
O clima fica úmido e apresenta chuva intensa em grande parte da região. O temporal deve atingir especialmente a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e a faixa norte do Ceará até o Piauí.
Leia mais: “Previsão do tempo: Norte tem chuva forte; e Sul, clima seco”
No interior da região, por sua vez, também há condições de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará, no oeste da Paraíba e no centro-norte do Piauí.
Os volumes mais expressivos podem ultrapassar 100 milímetros por dia e atingir as áreas do leste e do agreste dos Estados de Sergipe e Alagoas.
De acordo com o Inmet, também podem ser registrados volumes significativos no agreste meridional e no leste de Pernambuco (áreas de divisa com o Estado de Alagoas).
Frente fria explica avanço da chuva no Nordeste
O Inmet explica que essa situação ocorre porque, ao longo desta quinta-feira, uma frente fria deve avançar pelo extremo sul da Bahia. Mesmo distante, no oceano, a frente fria vai contribuir para intensificar o fluxo de umidade no leste da região.
Entre a sexta-feira 19 e o sábado 20, essa configuração deve contribuir para a ocorrência de chuva intensa entre o leste da Bahia, o Sergipe e Alagoas.
Confira: “Chuvas intensas se espalham pelo Brasil; confira os alertas”
Do próximo domingo, 21, até 24 de abril, o fluxo de umidade do oceano para o continente e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste.
A previsão abrange desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também na porção mais norte até o Piauí.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste