O último boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica feriado com chuva em grande parte da Região Nordeste. A instabilidade deve começar a partir da sexta-feira 27 e vai até domingo 31. O destaque da previsão é para a faixa leste da Região, que inclui a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também o litoral, desde o Ceará até o Maranhão.
A zona de instabilidade é devida ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, chamado de Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). Os meteorologistas explicam que, somado a uma atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o DOL vai contribuir para a formação de áreas de instabilidade.
A porção litorânea da Região deve ser atingida com mais intensidade pelos temporais. Porém, as chuvas também devem se descolar para o interior do Nordeste.
Previsão também indica chuva no agreste
Conforme o Inmet, entre quinta-feira 28 e sexta-feira 29, o boletim meteorológico indica intensificação da chuva, com volumes maiores de precipitação, que podem superar os 100 milímetros (mm) na faixa leste da Região.
A previsão do tempo indicada também que no agreste, em áreas isoladas, os moradores também poderão registrar chuva. Isso em áreas dispersas entre a Bahia até o Rio Grande do Norte.
Os meteorologistas recomendam o acompanhamento diário dos boletins sobre o tempo.
Chuvas intensas no Norte e Nordeste
Na terça-feira 26, o Inmet emitiu alerta de chuvas intensas para as Regiões Norte e Nordeste. Os dados do satélite chamam a atenção principalmente para os Estados do Maranhão e Piauí, o litoral entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, e o Recôncavo Baiano — onde deverá ocorrer o registro de grandes volumes de água.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Mais de 30 municípios do Ceará receberam alerta amarelo — de perigo potencial.