A Região Sudeste sofrerá um declínio de temperatura, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso na cor amarela começou a valer na madrugada desta quinta-feira, 18, e permanece em vigor até a noite da sexta-feira 19. Esse alerta indica “perigo potencial” para queda de temperatura.
A previsão do instituto mostra que as temperaturas devem cair entre 3ºC e 5ºC.
Leia mais: “Quando chega o frio em SP? Veja previsão para os próximos dias”
A queda de temperatura abrange quase todo o Estado de São Paulo, especialmente o noroeste e toda a parte sul, inclusive a capital. Os termômetros devem ficar entre 16°C e 22°C.
Já a mínima prevista para o Rio de Janeiro é de 19°C, com a máxima podendo atingir 28°C. Ambos os Estados podem ter pancadas de chuva em alguns períodos do dia. Boa parte do Rio de Janeiro é afetada pela baixa na temperatura, inclusive a Região Metropolitana.
O declínio dos termômetros também atinge o Estado mineiro, até o limite dos municípios de Varginha, Pouso Alegre, Juíz de Fora e Muriaê.
Centro-Oeste e Sul vão ter queda de temperatura
Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas mais baixas vão afetar apenas uma faixa do Estado, abrangendo a parte leste, sudoeste, centro-norte e os pantanais do sul.
Na Região Sul do Brasil, a previsão mais fria atinge somente uma pequena faixa do extremo norte do Paraná, na altura do município de Jacarezinho.
Além da temperatura mais baixa, vêm frente fria, pancadas de chuva e rajadas de vento; veja a previsão do tempo até 22 de abril
O destaque é a intensificação da chuva em diversas regiões do Brasil, especialmente no Norte. Além disso, há a possibilidade de geada nas madrugadas no Sul, nesta quinta-feira, 18, na sexta-feira 19 e no sábado 20.
Norte
No Norte, os acumulados de chuva podem superar 80 mm em áreas do Amazonas, do Pará e do Amapá, possivelmente acompanhados de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Leia também: “Previsão do tempo: mais um dia de chuva pelo Brasil”
A chuva na Região Norte é influenciada pelo calor, pela alta umidade e pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continua provocando instabilidades e chuvas intensas.
Os menores acumulados de água na região serão no Tocantins, onde é esperada uma redução da chuva ao longo da semana.
Nordeste
No Nordeste, são esperadas áreas de instabilidade, com previsão de chuvas intensas no norte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do oeste do Rio Grande do Norte, onde os volumes de água podem superar os 80 mm. Também não está descartada chuva desde o litoral de Pernambuco até a Bahia.
Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, a chuva deverá ser mais localizada na parte central e oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com volumes superiores a 40mm.
Sudeste
O tempo quente e seco predominará sobre o norte de Minas Gerais nos próximos dias. Já nas demais áreas do Sudeste são esperadas chuvas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Os volumes podem ultrapassar os 50 mm/dia.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste