O Estado do Rio Grande do Sul está em alerta para temporais. Os acumulados de chuva podem chegar a 100 mm, as rajadas de vento, até 100 km/h, e há possibilidade de queda de granizo. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso é válido para esta sexta-feira, 28, e se estende até as 10h deste sábado, 29.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A região toda está sob dois avisos emitidos pelo Inmet: um laranja, de perigo de acumulado de chuva, e outro amarelo, de perigo potencial para tempestade. Esses avisos abrangem ainda áreas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Outras previsões, além da Região Sul do Brasil

Também há previsão de chuvas fortes para áreas dos Estados do Amapá e do Pará, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nesses locais, os volumes de água podem chegar a 100 mm, com ventos de até 100 km/h.
+ Leia mais: “A comédia das galinhas inflacionárias”, artigo de Ubiratan Jorge Iório publicado na Edição 262 da Revista Oeste
Há, ainda, localidades de 12 Estados e o Distrito Federal sob aviso amarelo, de perigo potencial, do Inmet, para chuvas intensas nesta sexta-feira, 28. Nessas localidades, o órgão espera volumes entre 30 mm e 50 mm, além de ventos de até 60 km/h.
O tempo deve permanecer firme apenas em parte do interior da Região Nordeste e em áreas do Estado do Rio de Janeiro.
+ Leia também: “A vida é mais que um protocolo”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 261 da Revista Oeste
O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.