Os próximos dias na Região Sul do país serão de instabilidade nas condições do tempo. O cenário refere-se ao período entre a tarde desta sexta-feira, 13, e domingo 15. O clima decorre do calor, da umidade e de perturbações no escoamento do vento em altos níveis da atmosfera. A isso se associa a formação de uma ampla área de baixa pressão.
A sexta-feira deve registrar ao longo do dia pancadas de chuva e trovoadas com condição para granizo em pontos localizados, principalmente na metade oeste de toda a região Sul. Há possibilidade, ainda, de aprofundamento de duas áreas de baixa pressão, uma mais ao sul do Estado gaúcho e outra mais afastada em alto-mar, que pode afetar especialmente a metade leste da região Sul.
Costa da Região Sul pode ter ciclone extratropical
No entanto, existe uma divergência em relação à previsão do posicionamento e da intensificação desse amplo sistema de baixa pressão. O fenômeno deverá dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul.
As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes. Na segunda-feira 16, o sistema deve se deslocar para o Oceano Atlântico.
Noite terá tempo firme
Em síntese e de modo geral, o fim de semana na Região Sul deve ter temperaturas que oscilam entre 19°C e 27°. A previsão do tempo para sábado é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme.
A probabilidade de chuva é de 96%. No entanto, são precipitações esporádicas. No domingo, a situação deve se repetir. Gaúchos, catarinenses e paranaenses, no entanto, deverão ter um clima ligeiramente mais ameno, com temperaturas a oscilar entre 18°C e 26°C. A probabilidade de chuva cai para 66%, e a precipitação se projeta como passageira durante o dia.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste