Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se rompeu, na madrugada desta quarta-feira, 6. Os cerca de 2 mil metros cúbicos de água vazaram, destruindo carros e casas em Florianópolis.
Por volta de 2 horas, os moradores da comunidade de Monte Cristo ouviram o estrondo causado pela ruptura da estrutura. A enchente que se formou atingiu 92 imóveis, entre casas e comércios. Duas pessoas se feriram sem gravidade.
Leia mais: “Ciclone extratropical: número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 31”
“Estávamos dormindo, minha mulher me acordou, um barulhão danado”, disse o morador João Pedro Moraes. “Ela me disse ‘estourou a caixa d’água. Abrimos a porta, aguaceira, e a rua parece um campo de guerra. Os postes de luz caíram tudo.”
O reservatório funciona há dois anos e abastece 80 mil pessoas da região. Por causa do entulho e da lama formados pelo incidente, algumas ruas da comunidade ficaram interditadas.
É aberto inquérito sobre o rompimento do reservatório
A Polícia Civil faz uma perícia no local do rompimento, para verificar o que motivou o incidente. Também fez a abertura de inquérito para apurar a situação. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros isolaram a área para vistoriar os imóveis.
De acordo com a Casan, não há falta de abastecimento de água na região. Na cidade, há outros 20 reservatórios.
Os órgãos municipais fazem uma varredura na área do reservatório para contabilizar os estragos. Moradores desabrigados foram levados para áreas seguras.
Passagem de ciclone provoca temporais em Santa Catarina
Santa Catarina também sofre as consequências da passagem do ciclone extratropical. Um motorista morreu, na cidade de Jupiá, depois da queda de uma árvore sobre o carro em que estava. Os ventos chegaram a 100 km/h no Estado.
Estranho esse negócio. Esses reservatórios são abastecidos por bombas hidraulicas e o projeto é padronizado e como a reportagem diz, o reservatório funciona há dois anos e tem vinte outros similares distribuídos pela cidade. Então, falha de projeto não é, senão aconteceria com todos os outros ou quase todos. Enfim, talvez seja por conta das condições locais. Que prejuizo, cara…