A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou painéis coloridos de 3 metros de altura ao longo da Linha Vermelha, no Complexo da Maré. A iniciativa ocorre em meio à Cúpula do G20, que ocorre atualmente na cidade. O objetivo é melhorar a aparência da região para as delegações internacionais. A pintura dos painéis terminou em setembro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A instalação desses painéis começou em 2010, com o objetivo inicial de aumentar a segurança da via e preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014. Durante anos, os painéis ficaram sem manutenção e receberam sua última revitalização significativa em 2016, pouco antes dos Jogos Olímpicos no Brasil.
Pintura para o G20
Em janeiro, os painéis, desgastados e pichados, ainda exibiam a cor branca original. Além da Linha Vermelha, essas estruturas se estendem pela Linha Amarela e por partes do Fundão. A estrutura cobre um percurso total de 800 metros. Essa ação não só busca embelezar, mas também manter a segurança e prevenir acidentes nas áreas cobertas.
O encontro do G20, realizado em 18 e 19 de novembro, ocorre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O evento reúne 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais.
A finalidade do encontro é discutir questões globais, como o combate à fome, a transição energética e a cooperação internacional.